Um grupo de escolas municipais, conhecendo e ouvindo as demandas de suas comunidades escolares constituíram uma proposta alternativa de rotina, visando contemplar parte das mudanças impostas pela SMED, desde que inseridas em uma lógica que siga alguns princípios orientadores:
- qualificação e ampliação do
trabalho pedagógico desenvolvido na escola;
- segurança física,
psicológica, social e alimentar do aluno;
- ampliação da carga horária
do aluno com seus docentes;
- garantia dos espaços e
tempos de reunião e planejamento docente, tanto individualmente quanto coletivamente
(na escola e fora dela, levando em consideração as idiossincrasias do trabalho
docente);
- garantia da gestão
democrática e autonomia escolar na organização de seu calendário e rotinas.
A fim de exemplificar a diferença das propostas, utilizaremos como referência o turno da manhã em uma escola municipal e uma professora com carga horária de 20h (1.200 min). po
sta da SM
A fim de exemplificar a diferença das propostas, utilizaremos como referência o turno da manhã em uma escola municipal e uma professora com carga horária de 20h (1.200 min). po
sta da SM
Proposta SMED
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PrProposta
das Escolas da
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Horário de
atendimento dos alunos em sala de
aula
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8h – 12h de segunda à sexta
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7h30min – 12h de segunda à
sexta
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Duração dos
períodos
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5 períodos de 45 minutos
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5 períodos de 50 minutos
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Duração do
intervalo
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15 minutos
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20 minutos
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Tempo diário do
aluno na escola
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240 minutos
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270 minutos
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Dias letivos
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200 dias
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200 dias
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Horas letivas anuais
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800 horas
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895 horas
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Carga horária em
sala de aula da professora
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17 períodos de 45 minutos = 765 min
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16 períodos de 50 minutos =
800 min
|
s E
A proposta, construída de forma coletiva e participativa pelas
escolas e suas comunidades escolares, traz avanços significativos em relação à
proposta da SMED: manutenção de 4h30min de atendimento por dia na escola com
professores da rede de segunda à sexta-feira; amplia da carga horária do
professor com o aluno, atingindo o teto legal permitido de 2/3 da carga horária
do professor em sala de aula; amplia a carga horária anual do aluno em mais de
10%, indo de 800h para 895h; garante o necessário e fundamental tempo de livre
planejamento para os docentes organizarem de forma qualitativa suas ações
pedagógicas.
O secretário
da educação afirma estar aberto ao diálogo, e que sua preocupação é com a
qualidade pedagógica do atendimento oferecido nas escolas. Ele afirma que está
pedindo apenas 15 minutos a mais de cada professor em sala de aula, o que para
ele é razoável e não entende as razões da resistência. Alguns órgãos de
imprensa chegaram a chamar os professores de “manhosos”. Não somos “manhosos”,
e estamos sempre abertos às mudanças, desde que tragam melhorias para todas as
comunidades escolares, bem como respeitem as especificidades de cada uma.
Nossa proposta apresenta ganhos qualitativos e quantitativos em relação à proposta imposta da SMED.
Agora, cabe à sociedade questionar por que uma proposição coletiva que atende as demandas das comunidades escolares não foi aceita pela SMED.
Retornar ao Blog Sofia Cavedon.
Nossa proposta apresenta ganhos qualitativos e quantitativos em relação à proposta imposta da SMED.
Agora, cabe à sociedade questionar por que uma proposição coletiva que atende as demandas das comunidades escolares não foi aceita pela SMED.
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