domingo, 30 de novembro de 2014

50º reunião - Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa

Em 25 de novembro de 2014

Na noite de ontem, 25 de novembro de 2014, aconteceu a 50ª reunião do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa, no auditório do SENGE-RS, cerca de 60 pessoas presentes. Participaram  a Ver. Sofia Cavedon (PT), Dr. Luciano Brasil, do Ministério Público, Juliano Caselan, representando o Diretor de Distribuição da CEEE Guilherme Barbosa, Eng. José Azambuja, vice-presidente do SENGE-RS e Ângela Ponsi, representante do IAB.

 Esta 50ª reunião se revestiu de especial relevância, pois significou a celebração da luta, da união e das conquistas de mais de quatro anos na defesa das três causas que o movimento defende, a regularização fundiária das quatro vilas, a reestruturação da FASE e a criação do parque ambiental em toda a área remanescente. A celebração impulsionou a uma conclamação para continuar lutando porque ainda há muito por fazer.

 Num primeiro momento, houve a exposição do histórico das lutas de forma participada, com relatos rápidos dos principais atores, a começar pela lembrança emocionada da campanha para evitar a venda do morro, continuando pela reorganização do movimento, as reuniões no IAB, nas vilas, na SEHABS, MP, SEMA, PGE, as 10 caminhadas no morro, o pedido da Concessão de Uso, os decretos, a campanha e a conquista da Lei das AEIS, as demandas emergenciais, os levantamentos socioeconômico e físico das vilas, a energia elétrica chegando, etc. As lideranças das vilas fizeram relatos empolgados de suas lutas.

  No segundo momento, tiveram lugar manifestações exaltando o ineditismo da organização do movimento que consegue defender simultaneamente a causa habitacional e ambiental e já projetando a pauta que deverá nortear as atividades daqui para frente.

 O Dr. Luciano Brasil, do Ministério Público, fez importante relato da preocupação do MP com o Morro Santa Teresa, desde 2006, visando a defesa do direito das comunidades e a preservação ambiental e falou da ação civil impetrada em 2009 que finalmente está determinando ao Poder Público Estadual e Municipal tomar as providências para equacionamento e solução dos problemas habitacional e ambiental daquela área. Informação importante. Informou, também, que a SEHABS devolveu à empresa Engeplus os levantamentos topográficos e físicos do terreno, não os aceitando, mantendo porem os levantamentos socioeconômicos. Lamentável informação.

 O Dr. Jacques Alfonsin conclamou todos a participar do esforço para conseguirmos a assinatura da Concessão de Uso, ainda este ano. Relatou sobre as tratativas na PGE para emissão do parecer que autoriza à presidenta da FASE a assinar o documento. Agradeceu a participação de todos, especialmente dos técnicos que se dedicam incansável e gratuitamente às atividades do movimento.

 O biólogo Francisco Kuwer fez exposição sobre as possíveis definições, usos e tratamentos ao parque ambiental, a partir dos conceitos de preservação aplicáveis a este do Morro Santa Teresa em consonância com as comunidades. Expos a situação do Parque do Morro do Osso, exemplificando assim, o que é possível fazer de projeto neste nosso caso.

 O engenheiro Vinicius Galeazzi fez exposição dos prédios históricos da FASE, o Colégio das Meninas Órfãos, de 1845, o Asilo São Joaquim, de 1912, e as ruínas do prédio ICM da FASE, passível de aproveitamento de alguma parte da infraestrutura. Lembrou que o Morro Santa Teresa permanece propriedade de todos os gaúchos graças à hombridade e cidadania das lideranças das comunidades, pois, durante as negociações com os deputados, foi-lhes oferecido a possibilidade de eles permanecerem em suas vilas e ser vendida a área restante e eles não rejeitaram.

 A Vereadora Sofia Cavedon fez exaltação emocionada das conquistas do movimento, em razão de sua organização e persistência, culminando com a conquista da Lei das AEIS e disse que deverá fazer todos os esforços para ajudar a conseguirmos a emissão da Concessão de Uso, ainda com o atual governo. Classificou a exposição inicial de jogral, em função da participação de todos, cada um falando a sua parte.

 Nádia Pacheco, funcionária da FASE, fez breve relato da situação da instituição, das melhorias acontecidas nestes quatro anos, apesar da atividade difícil e das carências. Entende que a FASE está tendo melhor entendimento da questão habitacional.

 O agrônomo José Azambuja, vice-presidente do SENGE-RS, traçou considerações elogiosas sobre o movimento e a importância da resistência das comunidades para manter o Morro Santa Teresa como patrimônio público. Falou da importância da participação do SENGE na análise da subavaliação do imóvel e a permanente participação nas atividades atuais e finalizou confirmando que o Movimento pode continuar contando sempre com o apoio do sindicato.

 A arquiteta Ângela Ponsi, representante do IAB, fez uma saudação cordial ao movimento, falou da participação do IAB, que sediou muitas reuniões e sempre manteve o apoio e se colocou à disposição para auxiliar em levantamentos e análises de dados, uma vez que é formada em Direito Urbano Ambiental.

 Vinicius Galeazzi nomeou e destacou a importância da atuação da geóloga Lucimar Siqueira que lhe ajudou a organizar e realizar o evento e tem tido dedicada atuação, assim como a arquiteta Karla Moroso que tem sido apoio técnico fundamental para o movimento. Destacou, ainda, a presença da Arquiteta Cláudia Favaro que muito ajudou nas lutas do Movimento e a presença da Anadir Alba que apoiou o movimento no início.

 Ao final, Orlei Maria da Silveira, liderança da Vila União Santa Teresa, espontaneamente, tomou a palavra e fez agradecimentos ao trabalho do engenheiro Vinicius Galeazzi.

 Depois todos foram convidados a participar de coquetel oferecido pelo SENGE-RS para comemorar a relevância desta 50ª reunião.

Vinicius Galeazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário