A EDUCAÇÃO TEM ESCOLHA!
Pelo parlamento estadual passam
todos os debates que importam à educação, desde as políticas institucionais e
as demandas dos/as trabalhadores/as até a influência e representação regional
na política nacional. É estratégico, pois que se construa um mandato
comprometido com o projeto de educação inclusiva, emancipatória e de qualidade
para todos e todas.
A história da Sofia é marcada pela
luta por educação em todos os espaços sociais em que atuou, desde líder
estudantil e normalista na sua cidade natal – Veranópolis, à professora das
redes públicas e privadas, da alfabetização à Educação Física, em todos os anos
do Ensino Fundamental até sua atuação como dirigente sindical.
Este caminho teceu a militância
política e culminou com a eleição para vereadora de Porto Alegre, em 2000, pelo
projeto Escola Cidadã que revolucionava a educação na Capital – representação
que se ampliou e se expandiu em mais de 13 anos de mandato!
Nesta trajetória, Sofia acumulou a
função de Secretária Municipal da Educação, presidente da Câmara Municipal de
Porto Alegre, da Comissão de Educação e prefeita do Município por 13 dias.
Todos estes espaços conquistados com SOFIA priorizam a educação. Muitas destas
iniciativas transformaram-se em leis.
Sempre defendeu uma cidade inclusiva
e para todos, com uma educação humanizada, onde o conhecimento e o aluno são
prioridades, a inclusão é princípio, o conhecimento é vivo, a arte é direito. O
desenvolvimento ambiental sustentável, o transporte coletivo de qualidade, o
passe livre para estudantes, a formação qualificada de professores, a defesa da
Universidade Estadual/UERGS, a expansão dos Institutos Federais são pautas que
marcam a atuação do seu mandato.
A dedicação da SOFIA à vida pública
fortaleceu experiências e vitórias que vão da Educação Infantil ao Ensino
Superior, alimentando e realimentando a produção e atuação de um grande
coletivo de educadoras e educadores que se espalham pelas redes de ensino,
pelas universidades, conselhos e sindicatos.
Chegou a hora da escolha de SOFIA
para lutar pela educação! Para aprofundar o projeto de educação do Estado do
Rio Grande do Sul, onde democracia e inclusão são princípios emancipatórios,
solidários e cooperativos, norteadores do projeto de educação para o Ensino
Fundamental e Médio em oposição à educação que se submete aos interesses do
mercado.
Chegou a hora da energia e liderança
da Sofia apostar na continuidade das políticas de investimento, na formação dos
professores, no aprofundamento da transformação do currículo da escola pública
da cidade e do campo, tornando realidade a permanência, a aprendizagem e o
sucesso de todos os estudantes.
A defesa de Sofia de um novo e
superior padrão de espaços pedagógicos encontrou, no Plano de Necessidades e
Obras, sua melhor tradução ao projetar a atualização tecnológica, o bem estar
de professores e alunos, a segurança e o estímulo à aprendizagem. Queremos, com
ela na Assembleia Legislativa, fortalecer esta priorização, para continuar
construindo a escola que sonhamos e que defendemos ser direito de todas as
crianças, adolescentes, jovens e adultos que povoam o nosso Estado.
Devido a sua trajetória Sofia tem as
condições e vai lutar por mais direitos, pela consolidação de conquistas e por
mais avanços na Educação do Estado do RS. Apresentamos 13 dos compromissos da
Sofia com a Educação Gaúcha. Pois com Sofia na Assembleia Legislativa estamos
certos que teremos uma Deputada Estadual da Educação!
SÃO COMPROMISSOS DA
DEPUTADA SOFIA CAVEDON:
1 – Qualidade da educação - Garantia da manutenção da formação
continuada de professores e em parceria com as Universidades, potencializando
as boas práticas e a reflexão teórica, bem como o acesso para os professores à
graduação e pós-graduação. Construir, com as educadoras e os educadores
populares que atuam na ampliação do espaço escolar e na educação infantil,
estratégias para sua formação acadêmica e qualificação permanente;
2 – Inovação Tecnológica - Continuidade e ampliação do Programa de
Modernização Tecnológica Província de São Pedro (laboratórios de informática,
um computador por aluno e professor, tablets para os professores e capacitação
dos professores) para todas as escolas da rede estadual;
3 – Educação Integral – Estruturar as escolas e dar continuidade à
implementação progressiva da educação integral em escola de tempo integral.
Implementar proposta pedagógica específica de qualidade social, formação em
todas as dimensões do ser humano, investindo na sua emancipação como cidadão e
na qualificação técnica que lhe garanta uma sobrevivência digna;
4 – Inclusão – Acesso e permanência na educação básica com suporte para
a promoção da inclusão escolar, atendimento educacional especializado e
multidisciplinar, bem como a qualificação dos professores e funcionários de
escola nos aspectos psicológicos, cognitivos e pedagógicos;
5 – Diversidade e gênero - Ampliar políticas que respeitem as
diversidades culturais, étnicas e sociais, reconhecendo o contexto, o respeito
às diferenças, o avanço da sustentabilidade ambiental e o exercício da
democracia. Valorização da cultura afrobrasileira e indígena no currículo
escolar. Construir uma escola (amparada por políticas públicas) que liberte,
acabe com os padrões sexistas, racistas e homofóbicos e construa relações de
igualdade, solidariedade e respeito;
6 – Escola como polo cultural e esportivo – Ampliar investimentos e
parcerias, para que o espaço das escolas tenham condições de ofertar práticas
culturais e esportivas de forma articulada com o Plano Político Pedagógico, construído
participativamente com as comunidades escolares. Possibilitar, às crianças,
juventude e adultos, o acesso às diferentes linguagens das artes, investindo na
formação de professores e no fornecimento de meios, espaços e equipamento adequados;
7 – Investimento na melhoria salarial das professoras e professores e
funcionários de escola – Atuar, para que os recursos dos royalties do petróleo, dos 10% do PIB e
de outras rubricas viabilizem o pagamento do Piso do Magistério como base no
plano de carreira. Garantir a manutenção da política de pagamento e atualização
das promoções do magistério feitas nesse Governo e a continuidade das promoções
dos funcionários de escola. Dar continuidade ao processo instituído no atual
governo de seleção e ingresso por Concurso Público, preferencialmente admitidos
em regime de 40 horas, na mesma escola, mantendo a substituição gradativa dos
contratos temporários;
8 - Transformação do Currículo – Consolidar, aprofundar e qualificar a
Reestruturação Curricular de toda a educação básica, em especial do Ensino
Médio Politécnico e da Educação Profissional, dando continuidade aos
investimentos na formação continuada em serviço dos educadores, na ampliação da
introdução de novas tecnologias, na implantação e qualificação de laboratórios
e equipamentos, na melhoria dos espaços e na valorização dos profissionais.
Ampliar a oferta de Educação Profissional;
9 – Avaliação Participativa - Consolidar o Sistema Estadual de
Avaliação Participativa – SEAP/RS (único processo dessa natureza no Brasil)
como política pública e instrumento de gestão, aprimorando os mecanismos de
planejamento participativo, de democratização da gestão e de acesso ao
conhecimento;
10 – Políticas de permanência com sucesso nas Escolas - Defender a criação
do Programa Pró Médio, com o objetivo de conceder “Auxilio Permanência” para
alunos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, bem como “Bolsas
de Iniciação Científica”, visando a garantir o acesso ao conhecimento,
estimulando a pesquisa e à permanência no Ensino Médio, perseguindo a
universalização da oferta. Transformar o Projovem em auxilio permanência e
sucesso para os jovens que estudam na EJA e anos finais do Ensino Fundamental;
11 – Um novo patamar de espaços pedagógicos – Continuidade do processo
de recuperação física das escolas concretizando o programa de necessidade de
obras (PNO) e a modernização tecnológica, assegurando a escola como espaço de
aprendizagem, ciência e cultura que necessita ter arquitetura e condições
adequadas e estéticas, que respondam às demandas do tempo presente,
desenvolvendo um novo conceito de espaço escolar que valoriza a
sustentabilidade e privilegia a acessibilidade, além de instalar um conjunto de
condições físicas qualificadas para o desenvolvimento das atividades
pedagógicas;
12 – Educação Infantil – Lutar, junto aos municípios do Estado do RS, pela
universalização do acesso à educação infantil como direito de todas as crianças
de zero a seis anos de idade;
13 – Acesso à Universidade – Expansão e qualificação da Universidade
Estadual (UERGS), dos Institutos e Universidades Federais em diálogo com as
necessidades das cidades e regiões, buscando dar conta dos temas que desafiam o
Estado como o da Segurança Pública, a Saúde e a Educação.
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