quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Escolhas Coletivas – Educação

A EDUCAÇÃO TEM ESCOLHA!

Pelo parlamento estadual passam todos os debates que importam à educação, desde as políticas institucionais e as demandas dos/as trabalhadores/as até a influência e representação regional na política nacional. É estratégico, pois que se construa um mandato comprometido com o projeto de educação inclusiva, emancipatória e de qualidade para todos e todas.

A história da Sofia é marcada pela luta por educação em todos os espaços sociais em que atuou, desde líder estudantil e normalista na sua cidade natal – Veranópolis, à professora das redes públicas e privadas, da alfabetização à Educação Física, em todos os anos do Ensino Fundamental até sua atuação como dirigente sindical.

Este caminho teceu a militância política e culminou com a eleição para vereadora de Porto Alegre, em 2000, pelo projeto Escola Cidadã que revolucionava a educação na Capital – representação que se ampliou e se expandiu em mais de 13 anos de mandato!

Nesta trajetória, Sofia acumulou a função de Secretária Municipal da Educação, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, da Comissão de Educação e prefeita do Município por 13 dias. Todos estes espaços conquistados com SOFIA priorizam a educação. Muitas destas iniciativas transformaram-se em leis.

Sempre defendeu uma cidade inclusiva e para todos, com uma educação humanizada, onde o conhecimento e o aluno são prioridades, a inclusão é princípio, o conhecimento é vivo, a arte é direito. O desenvolvimento ambiental sustentável, o transporte coletivo de qualidade, o passe livre para estudantes, a formação qualificada de professores, a defesa da Universidade Estadual/UERGS, a expansão dos Institutos Federais são pautas que marcam a atuação do seu mandato.

A dedicação da SOFIA à vida pública fortaleceu experiências e vitórias que vão da Educação Infantil ao Ensino Superior, alimentando e realimentando a produção e atuação de um grande coletivo de educadoras e educadores que se espalham pelas redes de ensino, pelas universidades, conselhos e sindicatos.

Chegou a hora da escolha de SOFIA para lutar pela educação! Para aprofundar o projeto de educação do Estado do Rio Grande do Sul, onde democracia e inclusão são princípios emancipatórios, solidários e cooperativos, norteadores do projeto de educação para o Ensino Fundamental e Médio em oposição à educação que se submete aos interesses do mercado.

Chegou a hora da energia e liderança da Sofia apostar na continuidade das políticas de investimento, na formação dos professores, no aprofundamento da transformação do currículo da escola pública da cidade e do campo, tornando realidade a permanência, a aprendizagem e o sucesso de todos os estudantes.

A defesa de Sofia de um novo e superior padrão de espaços pedagógicos encontrou, no Plano de Necessidades e Obras, sua melhor tradução ao projetar a atualização tecnológica, o bem estar de professores e alunos, a segurança e o estímulo à aprendizagem. Queremos, com ela na Assembleia Legislativa, fortalecer esta priorização, para continuar construindo a escola que sonhamos e que defendemos ser direito de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos que povoam o nosso Estado.

Devido a sua trajetória Sofia tem as condições e vai lutar por mais direitos, pela consolidação de conquistas e por mais avanços na Educação do Estado do RS. Apresentamos 13 dos compromissos da Sofia com a Educação Gaúcha. Pois com Sofia na Assembleia Legislativa estamos certos que teremos uma Deputada Estadual da Educação! 

SÃO COMPROMISSOS DA DEPUTADA SOFIA CAVEDON:

1 – Qualidade da educação - Garantia da manutenção da formação continuada de professores e em parceria com as Universidades, potencializando as boas práticas e a reflexão teórica, bem como o acesso para os professores à graduação e pós-graduação. Construir, com as educadoras e os educadores populares que atuam na ampliação do espaço escolar e na educação infantil, estratégias para sua formação acadêmica e qualificação permanente;

2 – Inovação Tecnológica - Continuidade e ampliação do Programa de Modernização Tecnológica Província de São Pedro (laboratórios de informática, um computador por aluno e professor, tablets para os professores e capacitação dos professores) para todas as escolas da rede estadual;

3 – Educação Integral – Estruturar as escolas e dar continuidade à implementação progressiva da educação integral em escola de tempo integral. Implementar proposta pedagógica específica de qualidade social, formação em todas as dimensões do ser humano, investindo na sua emancipação como cidadão e na qualificação técnica que lhe garanta uma sobrevivência digna;

4 – Inclusão – Acesso e permanência na educação básica com suporte para a promoção da inclusão escolar, atendimento educacional especializado e multidisciplinar, bem como a qualificação dos professores e funcionários de escola nos aspectos psicológicos, cognitivos e pedagógicos;

5 – Diversidade e gênero - Ampliar políticas que respeitem as diversidades culturais, étnicas e sociais, reconhecendo o contexto, o respeito às diferenças, o avanço da sustentabilidade ambiental e o exercício da democracia. Valorização da cultura afrobrasileira e indígena no currículo escolar. Construir uma escola (amparada por políticas públicas) que liberte, acabe com os padrões sexistas, racistas e homofóbicos e construa relações de igualdade, solidariedade e respeito;

6 – Escola como polo cultural e esportivo – Ampliar investimentos e parcerias, para que o espaço das escolas tenham condições de ofertar práticas culturais e esportivas de forma articulada com o Plano Político Pedagógico, construído participativamente com as comunidades escolares. Possibilitar, às crianças, juventude e adultos, o acesso às diferentes linguagens das artes, investindo na formação de professores e no fornecimento de meios, espaços e equipamento adequados;

7 – Investimento na melhoria salarial das professoras e professores e funcionários de escola – Atuar, para que os recursos dos royalties do petróleo, dos 10% do PIB e de outras rubricas viabilizem o pagamento do Piso do Magistério como base no plano de carreira. Garantir a manutenção da política de pagamento e atualização das promoções do magistério feitas nesse Governo e a continuidade das promoções dos funcionários de escola. Dar continuidade ao processo instituído no atual governo de seleção e ingresso por Concurso Público, preferencialmente admitidos em regime de 40 horas, na mesma escola, mantendo a substituição gradativa dos contratos temporários;

8 - Transformação do Currículo – Consolidar, aprofundar e qualificar a Reestruturação Curricular de toda a educação básica, em especial do Ensino Médio Politécnico e da Educação Profissional, dando continuidade aos investimentos na formação continuada em serviço dos educadores, na ampliação da introdução de novas tecnologias, na implantação e qualificação de laboratórios e equipamentos, na melhoria dos espaços e na valorização dos profissionais. Ampliar a oferta de Educação Profissional;

9 – Avaliação Participativa - Consolidar o Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS (único processo dessa natureza no Brasil) como política pública e instrumento de gestão, aprimorando os mecanismos de planejamento participativo, de democratização da gestão e de acesso ao conhecimento;

10 – Políticas de permanência com sucesso nas Escolas - Defender a criação do Programa Pró Médio, com o objetivo de conceder “Auxilio Permanência” para alunos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, bem como “Bolsas de Iniciação Científica”, visando a garantir o acesso ao conhecimento, estimulando a pesquisa e à permanência no Ensino Médio, perseguindo a universalização da oferta. Transformar o Projovem em auxilio permanência e sucesso para os jovens que estudam na EJA e anos finais do Ensino Fundamental;

11 – Um novo patamar de espaços pedagógicos – Continuidade do processo de recuperação física das escolas concretizando o programa de necessidade de obras (PNO) e a modernização tecnológica, assegurando a escola como espaço de aprendizagem, ciência e cultura que necessita ter arquitetura e condições adequadas e estéticas, que respondam às demandas do tempo presente, desenvolvendo um novo conceito de espaço escolar que valoriza a sustentabilidade e privilegia a acessibilidade, além de instalar um conjunto de condições físicas qualificadas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas;

12 – Educação Infantil – Lutar, junto aos municípios do Estado do RS, pela universalização do acesso à educação infantil como direito de todas as crianças de zero a seis anos de idade;

13 – Acesso à Universidade – Expansão e qualificação da Universidade Estadual (UERGS), dos Institutos e Universidades Federais em diálogo com as necessidades das cidades e regiões, buscando dar conta dos temas que desafiam o Estado como o da Segurança Pública, a Saúde e a Educação.

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