segunda-feira, 8 de junho de 2009

Reafirmado o compromisso com a pré-candidatura de Tarso Genro ao Piratini em 2010.

Militantes e lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores lotaram o auditório do Hotel Embaixador para reafirmar o compromisso com a pré-candidatura de Tarso Genro ao Piratini em 2010.

Com discursos marcados por críticas à gestão de Yeda Crusius, e aos escândalos de corrupção que envolvem integrantes de seu governo, e as suspeitas que recaem sobre a própria governadora, lideranças de diversas tendências manifestaram o porque acreditam que o nome do ministro Tarso Genro é o mais preparado para representar o PT na disputa em 2010.

O deputado federal Henrique Fontana, ressaltou o trabalho desenvolvido por Tarso como ministro da Educação e diante do Ministério da Justiça, chefiando a Polícia Federal, quando criou programas importantes como o Pronasci.

Em sua manifestação, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a possibilidade de com Tarso, construir no Rio Grande do Sul um programa ousado, e que trará a experiência de quem ajudou Lula a fazer importantes mudanças no Brasil.

Já Raul Pont, lembrou que realização deste processo não é apenas importante para que no dia 19 de julho, data do Encontro Estadual, se anuncie o nome que irá unir o PT, mas que este seja, também, um nome viável para unir as forças de esquerda e do campo popular e democrático, como o PDT. “Queremos eleger a companheira Dilma para a presidência da República, mas a subordinação dos interesses estaduais não pode ser as custas dos nossos princípios”, alertou Pont, numa referência as interferências do diretório nacional na realização do Encontro.

José Eduardo Cardozo destacou a importância das eleições de 2010, já que estará em jogo à continuidade do projeto desenvolvido pelo governo Lula. “Duas coisas são necessárias: unidade e a escolha certa. Com esses dois elementos a militância do PT vai sair unificada e o povo gaúcho vai voltar a se orgulhar do ocupante do Piratini”.

O ministro Tarso Genro iniciou sua fala explicando porque aceitou ser pré-candidato ao governo do Estado, e ressaltou que as diversas tendências que hoje estão agregadas em torno de seu nome tinham um objetivo maior: a refundação do PT e a retomada de um governo democrático e popular no Rio Grande do Sul, que respeite as decisões da população.

Tarso destacou, ainda, as ações do governo federal e criticou a imobilidade do governo estadual, que não apresenta projetos, e divulga o déficit zero como se através dele a população tivesse acesso a alimentação, saúde e as políticas públicas.

Fizeram manifestações, ainda, vereador de Porto Alegre, Carlos Todeschini; deputada estadual Stela Farias; deputado federal Paulo Pimenta; presidente da Petrobrás Biocombustível e ex-vice governador Miguel Rossetto; prefeito de Santa Vitória do Palmar, Cláudio Pereira “Batata”; integrante da executiva nacional, Joaquim Soriano; e representantes das tendências Diálogo Popular Socialista e Rumo Socialista.

Na oportunidade foi lançado o Comitê das Mulheres petistas que apóiam Tarso, sob a coordenação das companheiras Jussara Dutra e Sofia Cavedon.

O movimento “Pra unir o PT e governar o Rio Grande” integra as tendências: Democracia Socialista, Esquerda Democrática, PT Amplo e Democrático, Diálogo Popular Socialista, Novo Rumo, Rumo Socialista.

Mais em: http://www.prauniropt.com.br/

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário