quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Travestis querem mais visibilidade

Buscando respeito e reivindicando direitos iguais é que travestis e transexuais irão estar nessa quinta-feira, 29 de janeiro, na esquina Democrática a partir das 18h para mostrar que é possível viver numa sociedade justa e igualitária e num mundo mais respeitoso e digno, independente da identidade de gênero e da orinetação sexual.

O evento está sendo organizado pela Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, com apoio da ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e da ANTRA -Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Este é um dia para dizer, também, que Basta de Transfobia e que as trans têm direito à inclusão social, direito a educação, vagas no mercado de trabalho, reconhecimento da Profissão de Profissionais do Sexo, e todos os outros direitos iguais a todas e todos cidadãos.

A ANTRA vêm marcando esta data através de suas afiliadas como o objetivo de dar maior visibilidade ao movimento das travestis e transexuais e suas demandas. Essa data nasceu em janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional: Travesti e Respeito já.

Nesse ano a ANTRA em parceria com a ABGLT está iniciando uma campanha nacional para solicitar às secretarias de educação a criação de portarias que aceitem as travestis e transexuais adotarem os nomes sociais no âmbito e convívio escolar, iniciativa já adotada pioneiramente pelo estado do Pará. Os estados de Minas Gerais, Paraná e Piauí estão em fase de ajustes para a criação dessa portaria e alguns outros municípios também estão trabalhando já para essa iniciativa.

Além dessa campanha que ilustrará o dia Nacional da Visibilidade de Travestis, serão organizadas pelas associações diversas atividades como: pit stop, manifestações em parques, exposições, mostra de vídeos, paralisações em esquinas e ruas com mostra e distribuição de materiais informativos e educativos, audiências com gestores públicos, mostra de vídeos, rodas de conversas, seminários e etc.

Fonte: Alexandre Böer, Diretor da ABGLT para Região Sul Jornalista e Coord. Projetos SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade.

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário