quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Comissão de Educação presta contas de 2008

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará na próxima terça-feira, dia 23/12, às 9h30min, na Casa Legislativa (Av. Loureiro da Silva, 255), a prestação de contas sobre os temas abordados durante o ano na Comissão. Foram convidados todos os representantes que participaram das audiências.

O encerramento das atividades terá apresentação especial da atriz e produtora, Adriane de Azevedo, e o terá o lançamento do Caderno de Artigos A Inclusão em debate na Cidade – uma coletânea dos artigos publicados durante o ano sobre a temática, no jornal Correio do Povo.

Este ano a Comissão de Educação promoveu inúmeros debates e encaminhamentos, como a constituição do Fórum pela Inclusão Escolar e a realização do Ciclo de Debates - Inclusão escolar: práticas e teorias.

Outros temas em destaque
Violência, insegurança nas escolas e a redução das horas-extras da Guarda Municipal; o Plano Municipal de Educação; o lançamento da Campanha contra regulamentação da Educação Física; o movimento pelos recursos do Fundeb para as Creches Comunitárias; a luta das cooperativadas da Meta pelos seus direitos trabalhistas; os compromissos do ECA; a aplicação do Piso Salarial Nacional; a reestruturação da TVE e o seu compartilhamento; a prova como critério para o egresso no EJA; a aposentadoria aos 25 anos de trabalho para o Magistério pelo Previmpa; o ProJovem e as irregularidades apontadas; e a luta do Instituto de Educação (IE) para a restauração do prédio e sua segurança, foram alguns dos temas destacados.

Cece esteve ao lado do magistério estadual.
Sofia lembra que, mesmo sendo de âmbito municipal, muitas foram às denúncias das condições precárias das escolas estaduais. Assim como as enturmações, volta às classes multiseriadas, reduções de contratos e convocações que fecharam bibliotecas, apoios pedagógicos, projetos e oficinas de complementação curricular. Repasses de verbas reduzidos, parcelamento de salário, cancelamento de concurso, ausência de diálogo foram algumas delas.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário