domingo, 31 de agosto de 2008

Exposição Cavalo de Santo - Religiões afro-gaúchas

A fotógrafa Mirian Fichtner promove até o dia 19 de setembro, no Átrio do Santander Cultural, a exposição Cavalo de Santo. A mostra, que retrata o universo das religiões afro-brasileiras em terras gaúchas, é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa de mais de dois anos.

A autora revela através de 40 fotos emolduradas (75cm x 1,2m) e 150 fotos projetadas em dois monitores de TV a singularidade, a força e a dimensão social e humana de práticas populares quase invisíveis no Rio Grande do Sul. Lá estão as festas, os rituais, as manifestações de fé, assim como as vertentes das religiões africanas: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. Com a proposta de traduzir visualmente um dos mais emblemáticos fundamentos dessas religiões, a união do belo e do sagrado, Mirian mergulhou nessa realidade e testemunhou rituais nunca antes registrados por uma câmera fotográfica.

A exposição pode ser visitada pelo público de terças a sextas, das 10h às 18h e sábados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário