quinta-feira, 13 de março de 2008

Pedagogia em Educação Popular na Ufrgs – Negociações avançam

As negociações para a criação do curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/Ufrgs) continuam avançando.

Ontem (Quarta,12) a Comissão, que estuda e projeta a formação do curso, reuniu-se na Faced para montar a agenda de trabalho e o calendário de atividades.

Participam da Comissão o gabinete da Sofia, Faculdade de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA) Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum das Entidades e o Centro Acadêmico da Faced.

Conquistas

O mandato de Sofia acompanha e apóia os educadores populares da cidade a conquistarem uma formação qualificada e profissional. Juntamente com a Aeppa mobilizou-se na busca de parcerias para a realização do curso de Pedagogia, com ênfase em Educação Popular.

E as Conquistas são expressivas:

1999/2000 - Parceria com as Escolas Municipais Emílio Meyer e Liberato Salzano. Entre 2001 a 2005, são 320 educadores que concluíram sua formação em nível técnico/curso normal.
2003 - Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, onde, dos 150 inscritos, 117 educadores concluíram sua formação em nível superior no final de 2006. A Uergs desde o governo Rigotto, não abriu mais turmas para os educadores populares. Para 2008, após intensa luta do mandato e parceiros para a sua retomada, existe a promessa dos governos municipal e estadual de reativarem o curso.
2005 - Convênio entre IPA e Aeppa proporcionou seis bolsas no Curso de Pedagogia Séries Iniciais. Para além do Curso de Pedagogia há educadores em formação nos cursos de Educação Física, Direito, História, Música, Matemática, Administração de Empresas, Biomedicina, Farmácia, totalizando 26 educadores.
2005/2006 – Com a parceria entre Aeppa, PUC/RS e Mec, colocamos mais 126 educadores no curso Pedagogia em Educação Popular.
2006 - Uma bolsa no Curso de Pedagogia no Instituto de Educação Superior Sevigné.
2007 – O Mandato, juntamente com a Aeppa, gestiona junto ao Mec e a Ufrgs, a criação do curso de Pedagogia para os Educadores Populares na Faculdade de Educação. As negociações estão avançando. Também se iniciaram as tratativas junto a Escola Superior de Educação Física da Universidade para a criação de um curso de Educação Física fundamentado na Educação Popular e destinado a esse público.
2007/2008 - O Instituto Brava Gente lançou edital de processo seletivo para o Curso de Pós-graduação em Educação Popular: Gestão em Movimentos Sociais.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário