sexta-feira, 12 de maio de 2017

Nota Bancada do PT - Votação aumento salário dos Secretários Municipais

Ver.ª Sofia Cavedon está com a palavra para discutir o PLE nº 040/16.

A SRA. SOFIA CAVEDON: Sr. Presidente, Sras. Vereadoras e Srs. Vereadores, caros colegas; eu quero, Ver. Cassiá Carpes, falar de coerência também, mas eu quero exigir coerência do Prefeito Marchezan, porque nós estamos vivendo terrorismo com os municipários desde o final do ano. No final do ano, nós quase não tivemos 13º salário, o Prefeito Fortunati quase não pôde fazer antecipação do IPTU, proibido pelo Prefeito Marchezan; o parcelamento da recomposição da inflação ameaçado, que a negociação que a categoria conseguiu fazer, levado para janeiro deste ano. E desde janeiro, desde que o Prefeito assumiu, ele está postergando, mês a mês, Ver. Carús, o tal do parcelamento do salário. Não é de outra coisa que nós estamos falando – parcelamento de salário.

Está dizendo para a Cidade, está dizendo para o funcionalismo, que ele projeta que não terá dinheiro, fluxo de caixa para pagar o salário no dia 30. O Prefeito está dizendo isso, não sou eu, não é ninguém, desde janeiro. Ele tem sido  absolutamente autoritário com o Simpa e com a ATEMPA – no caso da intervenção na educação –, recebeu o Simpa, que levou a pauta votada na assembleia, esta semana, e já disse: “Isso aqui não, isso aqui não, isso aqui não. Reajuste não tem, abono não tem, valealimentação não tem, não tem o que discutir sobre o tema salário”.

O Prefeito está dizendo que não tem recursos. Nós, inclusive com informação de vários colegas nossos que vieram para contribuir com o Simpa, estamos dizendo que essa não é a realidade da Prefeitura, que ela é uma realidade artificial, que ele está somando uma série de contas que são de um período mais largo para este ano, mas eu quero aqui entender a palavra do Prefeito, pois o Prefeito mandou para esta Casa um projeto para congelar os salários.
Por que ele vai alterar uma lei de reposição da inflação anual que, conforme a lei, diz “com referência” nos índices inflacionários? Não obriga, por que ele vai alterar? Para dizer conforme a disposição econômico-financeira do Município de Porto Alegre, para congelar salário, para dizer que está mal e que não vai poder compor o poder de compra dos salários dos municipários, o que os municipários perderam.

O Prefeito Municipal mandou para cá um projeto de lei para confiscar salário aumentando a alíquota do Previmpa, sem parecer do Previmpa, o Previmpa afirma que isso é um problema de fluxo de caixa, que o capitalizado não precisa dessa alíquota, neste momento, porque é superavitário, e afirma que o regime de repartição simples foi uma construção que nós fizemos e que o Município que tem que organizar as suas finanças. O Município de Porto Alegre, no ano passado, gastou R$ 2 bilhões com funcionários públicos e teve mais de R$ 6 bilhões de orçamento. 

Portanto, nós não temos do Prefeito Municipal nenhuma atitude de gestão de verdade, de gestão que busque novos recursos que incrementem a receita Municipal, mas ele já está penalizando o funcionalismo, já está dizendo que vai congelar salário, já está impondo na educação uma nova rotina que é para economizar professores, porque é isso o que ele está fazendo, não pensem que é o aluno em primeiro lugar, ele está aumentando de 15 para 17 horas-aula a cada 20 horas –  17 horas-aula com o aluno! Isso significa, sim, empobrecer a educação, a prática educativa, porque como é que planeja, como é que avalia, como é que faz trabalho para todo esse número de turmas em 17 horas-aula? Então ele está poupando na educação, ele está enxugando e está dizendo que vai privatizar a Carris, porque ainda não há
medida nenhuma; ao contrário, as medidas são desastrosas para a gestão da Carris.

Então esse Prefeito tem uma intencionalidade, e a intencionalidade é de um projeto que nós conhecemos, é o projeto nacional. O Prefeito Marchezan falou que as medidas do Temer são frouxas, na reforma da previdência, na reforma trabalhista, então ele vem com mais medidas contra o funcionalismo – é certo! –, porque está criticando que não há implementação num projeto como o que tinha que ser feito nacionalmente. Portanto, eu não consigo aceitar e compreender que ele vem aqui aumentar salários dos seus Secretários. Não é possível apoiar isso. Nós vamos exigir coerência, nós seremos coerentes no voto.

(Não revisado pela oradora.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário