quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Escolhas Coletivas – Saúde

RS Mais Saúde

No governo Tarso, o Estado cumpre pela primeira vez com a exigência de destinar 12% da Receita Líquida para Saúde. Os recursos para a saúde aumentaram 87% entre 2011 e 2014. Foram destinados 2 bilhões para os hospitais, enquanto no governo anterior foram 471 milhões. 

Desde 2011, foram criados mais de 1.000 novos leitos hospitalares no SUS, transformando o RS no Estado com maior número de leitos hospitalares por habitante do Brasil. Para garantir maior atendimento perto de casa, foram criadas mais 15,45 % de Equipes de Saúde da Família, atendendo 4,2 milhões de gaúchos. Foram concluídas 19 unidades de Pronto-Atendimento e 41 estão em construção.

Já fizemos muitos pela Saúde no RS. Mas queremos continuar melhorando!
Para isto escolhemos SOFIA para Deputada Estadual. 

Os 13 compromissos de SOFIA com a Saúde dos gaúchos e das gaúchas:

1. Defender o fortalecimento do SUS, reafirmando a saúde como política pública enquanto direito de todos os cidadãos e dever do Estado, conforme preconizado na Constituição Federal de 1988, com atendimento de qualidade e igual para todos os gaúchos e gaúchas.

2. Defender do aumento do financiamento para saúde, compreendendo como investimento e não gasto, como necessidade da população que precisa que os serviços ofertados sejam ampliados.

3. Propor a qualidade da gestão do SUS com mais trabalhadores e mais Educação Permanente em Saúde Pública. Mediante fortalecimento da estratégia dos Mais Médicos avançando para Mais Trabalhadores em Saúde, com ampliação das vagas e modelos de formação em residência multiprofissional, direcionadas ao fortalecimento do SUS e melhoria do cuidado à saúde da população.

4. Criar o projeto Mais Médicos RS para especialidades de urgência emergência.

5. Fomentar o debate e projetos para criação de assistência especializada regionalizada, no modelo de policlínicas com abrangência para além dos limites dos municípios, que leve em consideração as necessidades em saúde da população, consolidando as regiões de saúde. Assim como, o fortalecimento dos hospitais regionais.

6. Propor inovações nas estruturas e modelo de saúde, que considere a mudança do perfil demográfico, com a criação de equipes especializadas, assistência domiciliar e centros de atividades físicas para a saúde dos idosos. Assim como Centro de Pesquisas e Centro de Referência para a assistência em saúde às pessoas e grupos étnicos vivendo com doenças raras (fibrose cística, anemia falciforme, dentre outras), com diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação.

7. Defender a ampliação de cobertura dos serviços substitutivos em saúde mental (Rede CAPS-Centro de Atenção Psicossocial, CAPSi-Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, CAPSad-Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas), com equipes de apoio matricial nos territórios de saúde nos serviços atenção básicas e outros serviços especializados, em todos os municípios. Divulgar e promover os programas de inclusão social: "De volta para Casa", "Residencial Terapêutico" e "Residências Inclusivas".

8. Garantir melhoria e acesso da população aos serviços de saúde, propondo a redução do teto da população de abrangência por equipe que presta atenção à saúde das famílias que hoje é de 4 mil para aproximadamente 2 mil famílias.

9. Realizar debates e propostas de defesa dos direitos sexuais e direitos reprodutivos com o respeito ao direito de escolha das mulheres e homens sobre seu corpo, sua saúde e vida.

10. Realizar debates e propostas de defesa do direito à saúde pela alimentação saudável, ambientalmente sustentável e livre de agrotóxicos, com justiça social e ambiental as gerações atuais e futuras.

11. Elaborar projeto de formação dos profissionais em saúde, por meio de um sistema nacional de educação, com diretrizes do SUS, direcionados ao atendimento das necessidades em saúde da população, para todos os cursos da área da saúde, residências em saúde, incluindo, também, os agentes e cuidadores em saúde.

12. Defender projeto de Estado de fortalecimento da Escola de Saúde Pública, enquanto gestora da educação em saúde e pólo da educação em serviço na saúde, por meio do dinamismo das redes, instituições de ensino, inovação das práticas de gestão e ensino em saúde técnica, profissional, e pesquisa em saúde. Reconhecimento e valorização da competência e pratica docente na Escola de Saúde Pública e dos Núcleos Municipais e Regionais de Educação em Saúde Coletiva, como referências regionais e estadual da educação em Saúde no SUS.

13. Propor o aprofundamento da democracia participativa nos serviços de saúde do Estado, com a participação dos trabalhadores, por meio de instituição de Organização por Local de Trabalho e Orçamento Participativo da Saúde.

Chegou a hora da escolha de SOFIA para lutar pela saúde! Para aprofundar o projeto democrático da saúde no Estado do Rio Grande do Sul, em seus princípios universais e emancipatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário