quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presidente Lula - Tibuna

O SR. PRESIDENTE (Nelcir Tessaro): A Ver.ª Sofia Cavedon está com a palavra para uma Comunicação de Líder.


A SRA. SOFIA CAVEDON: Sr. Presidente, Ver. Nelcir Tessaro; a quem agradeço pelo cartão e carinho de todos vocês, funcionários, colegas, Vereadores, Vereadoras. Eu comentava com o Ver. Bosco como tem sido importante termos aqui nesta Casa divergências bastante grandes, decorrentes da natureza dos nossos Partidos, de visão de sociedade, mas, apesar disso, temos uma amizade muito bonita, Ver. Nilo, entre todos os Vereadores. Isso traz qualidade de vida sem tamanho, porque não precisamos ter inimizades em função de discordâncias políticas, e neste momento de campanha, de debate de ideias, acho que essa é uma das grandes lições.

Em nome da Bancada do PT, nós lamentamos muito a perda do Ver. Ervino Besson, um Vereador que tinha a característica da amizade, do carinho, da compaixão, talvez a palavra que mais defina o perfil do Ver. Ervino seja compaixão. E aí nós enxergamos como somos limitados, como somos passageiros, como fazemos parte, na verdade, de uma linda viagem. Eu digo que eu conto meus aniversários como voltas ao redor do sol, que, na verdade, a cada ano, completamos uma volta ao redor do sol. E, na verdade, estamos embarcados numa linda nave que é esta Terra, que nós chegamos não sabemos por que e saímos sem saber quando. E, talvez, o maior sentido desta viagem seja tornar este lugar, esta nave boa para todos. Acho que a política tem de ter este sentido.

Em nome da nossa Liderança, também, queremos comemorar o republicanismo com o qual foi recebido o Presidente Lula, na semana que passou em Porto Alegre, na figura do Prefeito José Fortunati, a quem cumprimentei esta tarde por isso; as relações do Governo Federal com os entes federados, expressas nos atos que o Presidente Lula fez aqui, naquela tarde, recebendo Prefeitos de vários Partidos e várias cidades, Ver. Haroldo - a quem cumprimento na volta da Copa -, assinando editais de início de obra ou recursos e projetos aprovados que o Governo Federal financiaria, demonstrando que temos, finalmente, uma República neste País, onde os entes federados têm de trabalhar em cooperação, em corresponsabilidade, com condições de, dentro da divergência, estabelecer a prioridade e o sujeito, o ser humano.

Quero registrar que os quase 500 milhões de reais, Ver. DJ, que Porto Alegre recebe de investimentos são recursos estratégicos que, como dizia o Fortunati e é a nossa expectativa, vão ficar para a Cidade, não são recursos de eventos, serão destinados, por exemplo, para a duplicação da Av. Tronco, que irá resolver algum dos problemas sérios que a Zona Sul tem; os rebaixamentos e os ajustes na 3.ª Perimetral, que darão mais velocidade, investimentos em saneamento. E chamo a atenção para duas comunidades que acompanhamos, no DEP, esta semana, que receberam a bela notícia de que terão obras de saneamento, como bacias de contenção contra as cheias: a comunidade do Jardim do Salso e o pessoal lá do bairro Auxiliadora, nessa região Nordeste da Cidade.

E chamo a atenção de que outras cidades terão recursos, como São Leopoldo, como Novo Hamburgo, para a habitação popular. E é a este tema que dedico o último minuto. Nós temos, em Porto Alegre, dizia o Ministro das Cidades que, no Rio Grande do Sul, a expectativa é de mais de 50 mil habitações populares através do “Minha Casa, Minha Vida”, e que 45 mil já estavam contratadas, mas que Porto Alegre... - não, ele não disse isso, é minha a observação de que, em Porto Alegre, nós temos pouco mais de mil habitações populares. Então, o “Minha Casa, Minha Vida”, que tem recursos, precisa que o Estado do Rio Grande do Sul, com suas áreas aqui em Porto Alegre, disponibilize áreas estaduais para que poderíamos realizar o “Minha Casa, Minha Vida”. Então, é preciso uma atenção especial, porque são 500 milhões que mudarão a face de Porto Alegre. Queremos mudar a moradia popular também; recursos existem. Nós precisamos de projetos, de vontade política, de equipe organizando a Cidade para receber recursos do “Minha Casa, Minha Vida”. E chamo a atenção para as Ilhas - para encerrar, Ver. Bernardino - o Arquipélago, as quatro Ilhas habitadas poderiam estar recebendo recursos do “Minha Casa, Minha Vida”, está faltando... (Som cortado automaticamente por limitação de tempo.)

(Não revisado pela oradora.)

Fonte: Site da Câmara Municipal de Porto Alegre/CMPA

Retornar ao Blog Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário