A CIAPLEM/RS- Comissão Integradora das Associações de Professores de Línguas Estrangeiras Modernas do Rio Grande do Sul, congrega e representa desde 1997, as Associações de Professores de Alemão (ARPA), Espanhol (CORPE), Francês (APFRS), Inglês (APIRS) e Italiano (ARPI), e tem por objetivo primordial o desenvolvimento de uma política educativa no âmbito da pluralidade cultural e lingüística.
Desde sua criação em 1997, a CIAPLEM/RS tem desenvolvido atividades em defesa da inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no currículo das escolas públicas, respeitando os princípios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Destacamos que, em nenhum momento a Lei prevê a exclusividade de uma única língua estrangeira, o que seria contrário ao espírito democrático que norteia a vida brasileira neste momento e à Declaração Universal dos Direitos Lingüísticos (Barcelona, 1996).
Nos últimos dias nos surpreendemos com a notícia da implantação em todo o território nacional de uma prova única para o ingresso nas Universidades - ENEM, substituindo os atuais vestibulares. O que nos surpreendeu não foram as mudanças para este tipo de prova, mas com a implantação de um MONOLINGUISMO, ou seja, Inglês como língua única nessas provas, o que vem de encontro a uma Lei Federal aqui já existente, a LDB (lei nº 9.394).
Sabemos que a Língua Inglesa, sem ações normativas, está instalada nos currículos das redes de ensino federais, estaduais e municipais devido a uma ação da sociedade, em razão de sua universalidade lingüística, cultural e econômica. No entanto, o aluno das escolas do nosso país tem chance de aprender, no decorrer de sua vida escolar, uma ou mais línguas, seguindo os seus interesses, necessidades e etnias, o que valorizará o seu futuro no campo profissional, dando-lhe um “Curriculum Vitae” mais rico.
Se ao realizar a prova de ingresso à Universidade, o nosso aluno não puder optar pela língua de seu interesse e na que melhor se preparou, estaremos praticamente, anulando o ensino de Línguas Estrangeiras nas escolas de ensino básico e escola média. O aluno se dedicará ao estudo de uma única língua, o que reduzirá a sua visão e interação com o mundo, inclusive limitando a sua formação acadêmica e as suas perspectivas de trabalho futuro.
Nós habitamos em um Estado com uma grande diversidade lingüística e histórica. Fomos colonizados por diversas etnias, como a alemã, italiana, japonesa, daí a grande expansão do ensino destas línguas. Temos uma longa tradição no ensino do francês, principalmente no sul do
Estado, e a proximidade com os países da língua espanhola e por ser esta a segunda língua, por lei a ter a sua inclusão nas escolas, destacamos a grande procura pelos cursos de espanhol. Isto tudo explica a formação cultural e lingüística dos nossos estudantes. Portanto, restringir a sua formação lingüística seria um retrocesso, principalmente nos dias de hoje, quando a informática, a internet comandam a comunicação mundial.
A CIAPLEM/RS defende ainda a democratização e a valorização do ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna no currículo das escolas públicas e particulares, sendo que a escola pública representa para os alunos uma das poucas ou, por vezes, a única fonte de cultura e aprendizagem de língua estrangeira. Somos contrários ao MONOLINGUISMO tanto no currículo das escolas públicas e privadas, como para a prova de Vestibular.
A CIAPLEM/RS, fiel às suas convicções quanto à valorização da pluralidade lingüística e à diversidade cultural, solicita a V. Sª. que, neste momento decisivo, em que novas formulações são propostas com referência às Línguas Estrangeiras, reflita sobre a melhor maneira de impedir que a obrigatoriedade de uma língua transforme a diversidade em exclusão. Esperamos que V.Sª. em suas manifestações e votações (em comissões e em plenário) considere a importância de preservar o que determina a LDB da Educação Nacional (lei nº 9.394), evitando apoiar qualquer alteração que possa interferir na escolha livre e democrática das Línguas Estrangeiras.
Agradecendo antecipadamente pela sua atenção, nos colocamos à disposição para quaisquer informações complementares.
Maria Cristina Prando - Presidente da CIAPLEM/RS
Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário