MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE
Aos alunos e professores dos cursos de espanhol pela inclusão da Língua Espanhola no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Pelos Motivos que passo a expor:
Motivados pelas recentes notícias veiculadas em órgãos de impressa referente à nova forma de ingresso nas Universidades Federais, de que apenas o inglês seria contemplado, subtraindo o espanhol desta forma de opção, que até hoje vigora nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul e outros Estados, nos somamos a comunidade que vem lutando, pela sua inclusão no ENEM.
Entendemos que a opção pelo idioma se caracteriza como mais democrática e respeitadora dos princípios que norteiam a Educação, tais como: igualdade de condições, liberdade de aprender e pluralismo de idéias. Lembramos também que o ensino de espanhol será disciplina obrigatória nos currículos escolares a partir de 2010 em todo o Brasil. De acordo com a lei 11.161, sancionada pelo Presidente Lula em 2005, todas as escolas de Ensino Médio deverão oferecer aulas do idioma aos seus alunos.
Em razão dos fatos acima descritos e devido ao crescente número de estudantes que vêm optando pela Língua Espanhola no Vestibular em todo o país manifestamos nossa solidariedade pela luta.
Atenciosamente, vereadora Sofia Cavedon/PT
Esta moção foi encaminhada para: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC; Escolas de Ensino Médio Públicas e Privadas de Porto Alegre, Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; Conselho Nacional de Educação; ao Ministro da Educação, Fernando Haddad e ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Porto Alegre, 29 de abril de 2009.
Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário