terça-feira, 7 de abril de 2009

Escola Técnica da Restinga – Moradores reivindicam cumprimento das promessas

Membros da comissão pró-implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - Campus Restinga, estiveram na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) nesta terça-feira (7/4) e pediram aos vereadores que interfiram junto à prefeitura municipal no sentido de que a mesma cumpra o prometido em relação ao preparo de um terreno localizado naquele bairro para construção de uma escola técnica.

Maria Guaneci Marques de Ávila, coordenadora da comissão pró-implantação, relatou que a Prefeitura doou um terreno, com 78 mil metros quadrados, no Distrito Industrial da Restinga em setembro de 2007 para a construção da escola. “Na ocasião o prefeito José Fogaça prometeu realizar infraestrutura para que pudesse ser elaborado, pelo Ministério da Educação (MEC), o processo de licitação para construção do prédio. Infelizmente até o momento o prefeito não cumpriu a promessa”, ressaltou.

De acordo com o acertado na época, segundo Maria Guaneci, Fogaça teria prometido ainda, além de disponibilizar o terreno, providenciar acesso ao mesmo, com abertura de via até o local destinado à escola, além de construção de gradil de concreto no entorno do terreno.

Mobilização
Maria Guaneci contou também que os moradores da Restinga tomaram conhecimento em 2006, de que o governo federal vinha liberando verba para construção de escolas técnicas no Brasil. “A partir daí nos mobilizamos, montamos essa comissão e fomos à luta”, disse ao enfatizar que inclusive audiências públicas formam feitas com o objetivo de buscar parcerias com os poderes públicos. “Mas hoje estamos correndo sério risco de perder a possibilidade de implantar uma escola desse porte em nosso bairro por descaso do poder público”.

Amilton Figueiredo, diretor do Campus Bento do Instituto Federal, responsável no MEC pela implantação da escola na Restinga, disse que desde de outubro de 2008 está liberada a escritura pública que autoriza o início das obras no terreno doado pela prefeitura. “Mas precisamos que sejam realizadas as contrapartidas prometidas pelo governo municipal”.

Figueiredo informou também que para a construção da escola foi liberado pelo governo federal R$ 5,5 milhões. “Quatro para construção do prédio e R$ 1,5 milhão para mobiliário e equipamentos”. Salientou ainda que com a construção do prédio, 1.200 a 1.500 alunos seriam contemplados com ensino técnico.

Acompanhamento
Ficou encaminhada a realização de novo encontro de trabalho para a próxima semana com a presença do secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, que acompanha o processo junto ao MEC, para dar seguimento ao assunto.

Decidiram ainda que todos deverão acompanhar o representante do MEC, Luis Carlos Rego, que prometeu estar em Porto Alegre na próxima terça-feira (14/4) para uma visita ao local doado pela prefeitura.

Os vereadores que compõem a Cece prometeram total apoio à iniciativa.

Campus Porto Alegre
A Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi transformada, após portaria do Ministério da Educação (MEC), em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Hoje o IF-Campus Porto Alegre tem seis áreas de formação profissional - Química, Gestão, Meio Ambiente, Comércio, Informática e Saúde - e 11 cursos de formação técnica: Biblioteconomia; Biotecnologia; Contabilidade; Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Administração; Química; Redes de Computadores; Segurança do Trabalho; Secretariado; Técnico em Informática; e Serviços Imobiliários.

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMPA

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário