sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cece visita escola pioneira para crianças surdas

A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), vereadora Sofia Cavedon (PT), ficou satisfeita com a visita que realizou, nesta sexta-feira (7/11) pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngüe de Surdos Salomão Watnick.

Localizada na esquina das ruas Mariante e Vasco da Gama, a escola atende atualmente 13 crianças, divididas em duas turmas, com aulas de segunda a sexta-feira no turno da tarde. "Percebe-se que há no grupo de professores um compromisso com a qualidade do serviço prestado à comunidade. A escola é importante também porque configura um novo espaço para orientação das famílias de crianças com problemas auditivos."

A diretora do estabelecimento, professora Sônia Bonato, observou que a escola é o primeiro atendimento público municipal próprio para surdos em Porto Alegre. Explicou que a Salomão Watnick é pioneira também em realizar oficinas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para familiares de alunos e funcionários.

Conforme a vice-diretora, Júlia Barreto, com a estrutura atual o colégio tem capacidade para atender mais dez crianças. Salientou, porém, que já há um terreno definido para construção de um novo prédio, no bairro Partenon. A escola conta hoje com duas salas de aula, dois banheiros adaptados, sala de múltiplas atividades e cozinha. Possui cinco professores e três funcionários.

A presidente da Cece disse que, apesar das boas condições da escola, ainda faltam detalhes para melhorar o atendimento. Destacou que solicitará à Smed definição de inscrição da escola no CNPJ, o que permitirá o recebimento de repasse bimestral de verbas; conexão com a internet, pois há computadores mas não estão conectados à rede; e realização de concurso público específico para professores de surdos. "Vou solicitar informações também de como está a triagem auditiva nas escolas regulares. Com a triagem, o encaminhamento de crianças com problemas auditivos para a Salomão Watnick fica mais fácil."

A escola Salomão Watnick leva este nome em homenagem ao fundador da Associação de Surdos do Rio Grande do Sul. Ele presidiu a entidade de 1955 a 1961.

Fonte: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) /CMPA

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário