“O Odomodê só será removido de sua sede quando a nova já estiver pronta”, garantiu o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Antonio Fernando Moussale, durante reunião da Comissão Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada nesta terça-feira (5/8). A Sociedade de Ação Social, Recreativa, Beneficente e Cultural e Bloco Afro Odomodê solicitou o encontro para discutir proposta de mudança de sede feita pelo Demhab.
O Odomodê atende, em média, 1.000 pessoas por semana, e existe há 34 anos, dos quais 24 na Av. Ipiranga, n° 3.850. Este local servirá, conforme explicou Moussale, como entrada de um conjunto habitacional que será construído atrás do Odomodê, para a Comunidade dos Anjos, do bairro Jardim Botânico. Chiquinho dos Anjos, dirigente da Associação Integração dos Anjos, observou que a demanda da comunidade está no Orçamento Participativo desde 2003.
O diretor do Demhab destacou que o terreno proposto está a cerca de 100 metros da atual sede. "Ali se localizava a escola de samba Embaixadores do Ritmo, que devolveu para o município a permissão de uso”, informou Moussale. Ele lembrou ainda que Comunidade dos Anjos procurou o Demhab porque teria sido informada de que a área da Embaixadores pertenceria à Secretaria Municipal de Educação (Smed), e seria destinada para a construção de uma creche da Comunidade. “Esclarecemos com a Smed que a área não foi destinada para a creche”, confirmou.
Cultura
“Queremos ir para um lugar perto das nossas famílias e com, no mínimo, a estrutura que já temos", disse Iara Deodoro, fundadora e coordenadora institucional do Odomodê. “O terreno é próximo, mas ficamos sabendo que já estava prometido para outra instituição”.
Ana Fagundes, secretária municipal adjunta da Cultura, entretanto, garantiu que a área pertence à Cultura. “Quando conversamos com o Odomodê, prometemos que o conjunto habitacional só começará a ser construído quando essa questão estiver resolvida e a nova sede do Odomodê, onde era a Embaixadores, pronta”, considerou.
Calendário
Conforme sugestão da vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, será marcado para a próxima semana um encontro entre os envolvidos para estabelecer prazos. Até o final do mês, a Cece se reunirá novamente para apresentar os calendários.
Foi acordado ainda que os técnicos do Demhab visitarão o Odomodê para iniciar o projeto. “O Demahb e a Cultura ajudarão nos ajustes necessários para a nova sede do Odomodê. O processo será realizado o mais breve possível dentro do nosso orçamento”, avisou o diretor do Demhab.
Também participaram da reunião os vereadores que compõem a Comissão, além de representantes da Atempa, do Simpa, de entidades de raízes africanas e carnavalescas.
Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Retornar ao Blog da Sofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário