terça-feira, 12 de agosto de 2008

Cooperativadas - Sofia denuncia exploração de mão-de-obra

Sofia denunciou ontem (11/08) no grande expediente da Câmara Municipal, as más condições de trabalho impingidas aos trabalhadores da Cooperativa Meta, que presta serviços de limpeza e de cozinha para as escolas de Porto Alegre. Segundo a vereadora, a Meta paga um pró-labore parcelado sempre abaixo do salário mínimo e não oferece equipamentos de proteção, vale-transporte, vale-refeição e previsão de 13º salário, entre outras irregularidades. "Trata-se de um caso de exploração de mão-de-obra escrava. Quando as trabalhadoras se machucam e ficam sem trabalhar, não recebem pagamento”, disse.

Projeto prevê regulamentação

Sofia protocolou na última sexta-feira (08), projeto que estabelece critérios mínimos para a contratação de serviços terceirizados. Ela destaca a importância da iniciativa, pois a terceirização dos serviços de limpeza, higiene e manutenção contratados pelo município de Porto Alegre têm evidenciado uma distorção nas relações de trabalho através da “Instituição Cooperativas”. Por sua legislação própria, e, porque de fato reduz custos, as cooperativas têm ganho as licitações pelo menor preço que conseguem ofertar. No entanto, salienta ela, a conseqüência disto é uma relação de trabalho sem qualquer proteção, sem direito a amparo na doença ou acidente. Sem garantias de equipamentos de segurança, nem pró-labore digno.

“Assim, é preciso que as cooperativas prevejam no custo do trabalho que vão ofertar, os direitos básicos do trabalhador”. Sofia lembra que se agrega ainda o fato de que o serviço público vem sendo prejudicado pela precarização das relações, por exemplo o atendimento de limpeza e cozinha realizado nas escolas municipais.

Retornar ao Blog da Sofia.

Um comentário:

  1. Vereadora sofia, eu como cooperativado, e como tal interessado, gostaria de saber se tem algum prazo ou previsão de solução para os problemas da META cooperativa??? Que estão bem relatados e como tal , sendo totalmente Veridicos!!E se ja obteve alguma resposta sobre as reinvindicações de nós,trabalhadores????

    ResponderExcluir