domingo, 24 de agosto de 2008

Reivindicação campos de várzea

VAMOS NOS MOBILIZAR! - Levi Larret Lopes <larre.tour@gmail.com>

Aos futebolistas, das Ligas de FUTEBOL AMADOR. 0 quadro na Zona Sul,com o projeto Barra-Shopping Sul no Cristal, definitivamente ficamos sem os históricos campos do cristal, aqueles que conheci ainda moleque na G.Cruzeiro-Cristal,naquele tempo,eu não me importava nem sabia onde começava uma vila e termina outra.

Eu sou do tempo em que, o que determinava os territórios eram as ligas de futebol, velho e bom futebol da várzea, me lembro do tempo das caravanas em direção a beira do rio, de quando os torneios eram precedidos de banhos e pesca no Guaíba, de vestiários improvisados,a onde os materiais ficavam aos cuidados de familiares e namoradas , que tinham a tarefa de puxar o coro da torcida . Eu sou do tempo que o talento do Sebinho, disputava a atenção com as jogadas do Tininha, um com o violão, e o outro com a bola. Eu sou do tempo em que o Osmar juntava os seus atletas, aos gritos indo em direção ao Campo da Febem, enquanto caminhava, escalava preparando a tática de jogo.

Eu tenho saudade da camaradagem esportiva, das disputas acirradas com a bola,, das festas de confraternização de todas as camisas, de quando um morava em um bairro e jogava no de outro, sem pudores, pois quem os contratava tinha a responsabilidade canina de garantir o transporte até o campo de jogo.Sou do tempo que time de verdade tinha um aspirante e um veterano, um para preparar, e outro para acomodar os já sem fôlego.

Por onde ando pouco tenho encontrado os tradicionais espaços da várzea, aqueles reservados pelos recém chegados, os novos posseiros já não se preocupam mais., em deixar no centro do loteamento um campinho, para que a molecada da vila, não corresse o risco de morrer, nas bordas das avenidas. Eu sou do tempo que a Z. Sul era um celeiro de ases e feras, e desfilavam seu talento nos campos amadores, a céu aberto, e sem cobrar ingresso.

ÀS LIGAS DE FUTEBOL
Entreguei duas petições em forma de reivindicação ao Conselho do Plano-Diretor, que tenho chamado de COMPENSAÇÃO ESPORTIVA. Uma dirigida ao S.C Internacional, e outra a Multiplan e Hipódromo do Cristal, porque estas empresas estão pleiteando, junto a Prefeitura licença para realização de seus mega projetos, e esses empreendimentos envolvem ares, que são patrimônio do povo da Z. Sul. O que nos afeta. A implementação do Shopping Cristal, pois fim aos campos localizados naquela área, e esses empreendimentos, pelo que eu saiba, não chamou, e nem negociou com as Ligas de Futebol, que sempre usaram os campos, para o desenvolvimento de suas atividades esportivas, e pelo que eu sei, quem cuida de um local, tem algum direito sobre esse espaço, e as ligas por muitos anos, zelaram por estes campos, cuidando e fazendo a manutenção necessária para a preservação daquela área.

Assim como, os moradores tem direito a outro local, quando o poder público solicitou que desocupasse a área, as ligas também tem este direito, pois usavam aquele espaço para o seu lazer cultural e artístico .
Quem é que tem direito a orla do rio? Tanto o INTER quanto o GRÊMIO, usam a orla do rio, e não são perturbados pela Prefeitura. Amaneira de como esses grandes clubes começaram, a cem anos atrás.Eles não eram maior que o TAMOIO de Viamão. Cresceram porque seus fundadores dirigentes, nunca desistiram. Lá atrás, o time que tinha um campo na várzea, tinha tudo, pois a base está no campo, não pode existir futebol sem campo.

Por TUDO ISSO, eu REIVINDICO , três campos no circulo do Hipódromo do Cristal, que as ligas de futebol tem direito .Também na mesma linha REIVINDICO, INFRAESTRUTURA para os CAMPOS DA VARZEA, e solicito o apóio aos dois GRANDES CLUBES.Que existe na nossa Capital, pois acredito na identificação que estes clubes tem com os ligas de futebol amador.

Essas cobranças estão com o Conselho do Plano Diretor, por sugestão de dois integrantes do Conselho, encaminhei, antes do final do prazo de tramitação de propostas, para debate. Agora depende de nós, em mobilizarmos as ligas de futebol existente em Porto Alegre, pois só através da união e mobilização das ligas, nossos pedidos poderão virar projetos.

Pedro Lopes - 99795163.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário