terça-feira, 3 de junho de 2008

Escolas da Microrregião 9 recebem Comissão

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, na manhã desta terça-feira (3/6), escolas da Microrregião 9 (Lomba do Pinheiro e Agronomia), para verificar denúncias feitas pelos conselheiros tutelares. Foram visitadas as escolas estaduais de ensino fundamental e médio Rafaela Remião e Professor Alcides Cunha, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chiká.

Os três estabelecimentos utilizam o Vou à Escola, projeto da Prefeitura Municipal de Porto Alegre que oferece transporte gratuito aos estudantes de escolas públicas quando não há vagas próximas às residências. O projeto foi discutido pela Cece na última terça-feira (27/5), mas não teve nenhuma reclamação durante as visitas na Microrregião 9.

Na Maria Cristina Chiká, a Comissão constatou que o principal problema é a precariedade das instalações. Além disso, apesar de o quadro de professores estar completo, os cerca de 1.000 alunos não tem orientador educacional.

Dois professores que faltavam para a Alcides Cunha se apresentariam ainda hoje, conforme informou a Secretaria da Educação do Estado Rio Grande do Sul (SEC) para a direção da escola. A escola tem aproximadamente 1.900 alunos.

Rafaela Remião
Na escola Rafaela Remião, além de estrutura precária, há falta de professores e superlotação de turmas. "As condições são as piores possíveis", considerou o diretor geral, Paulo de Almeida. São mais de 1.000 alunos sem orientador e sem supervisor. De acordo com o diretor, faltam cinco professores e a biblioteca e os laboratórios de informática e de ciências estão fechados por falta de recursos.

"A Rafaela Remião é a única escola de ensino médio da Lomba do Pinheiro, e está em condições físicas dramáticas. A direção faz um grande esforço, mas não podemos aceitar essa situação. A escola precisa de uma ação da SEC", criticou a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece. Sofia sugeriu que a Comissão faça uma audiência específica sobre a escola.

Encaminhamentos
"Depois das visitas, faremos uma reunião para prestação de contas e cobranças das questões que constatamos", explicou Sofia. "Algumas visitas estão resultando em mudanças, mas temos muitos problemas que se repetem, como a falta de recursos humanos", observou.

Nesta sexta-feira (6/6), às 9h, a Cece visitará escolas estaduais e municipais na Microrregião 8 (Centro). A Comissão já visitou escolas das Microrregiões 1 (Ilhas, Humaitá e Navegantes) e 4 (Grande Partenon).

Leia também:
Cece verifica denúncias de conselheiros em escolas
Comissão visita escolas da Microrregião 4

Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário