quinta-feira, 5 de junho de 2008

Denúncia: Alunos sem aula a mais de um mês

Alunos da 4ª série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rafaela Remião, Lomba do Pinheiro, estão a 30 dias sem aula e a Secretaria Estadual de Educação (SEC) sequer atende ao telefone para responder sobre o problema”.O desabafo é de Sofia, presidenta da Comissão de Educação (Cece) da Câmara de Porto Alegre.

O problema foi revelado na terça-feira (03) quando a Cece visitou o estabelecimento para checar as denúncias feitas pelos conselheiros tutelares em audiência no mês de abril, de que mais de 650 crianças estão fora das salas de aula na Capital.

Na escola Rafaela Remião, além de estrutura precária, há falta de professores e superlotação de turmas. "As condições são as piores possíveis", considerou o diretor geral, Paulo de Almeida. São mais de 1.000 alunos sem orientador e sem supervisor. De acordo com o diretor, faltam cinco professores e a biblioteca e os laboratórios de informática e de ciências estão fechados por falta de recursos.

"A Rafaela Remião é a única escola de ensino médio da Lomba do Pinheiro, e está em condições físicas dramáticas. A direção faz um grande esforço, mas não podemos aceitar essa situação. A escola precisa de uma ação da SEC" criticou Sofia.

A Comissão de Educação já marcou uma audiência específica para tratar do problema, que será dia 1º de julho (Terça-feira), às 10h30min, no plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores.

Encaminhamentos
Sofia explica que depois das visitas, a Cece fará uma reunião para prestação de contas e cobranças das questões que constadas. "Algumas visitas estão resultando em mudanças, mas temos muitos problemas que se repetem, como a falta de recursos humanos", observou.

E amanhã, sexta-feira (6/6), às 9h, a Cece visitará a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, localizadas na Microrregião 8 (Centro).

A Comissão já visitou escolas das Microrregiões 1 (Ilhas, Humaitá e Navegantes), 4 (Grande Partenon) e 9 (Lomba do Pinheiro/Agronomia).

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário