sexta-feira, 25 de abril de 2008

ProJovem Trabalhador para Porto Alegre

Conhecer as alternativas que estão sendo propostas pelo Governo Federal para apoiar o acesso da juventude ao mundo do trabalho foi o objetivo da reunião realizada esta semana (24/04) na Delegacia Regional do Trabalho. A audiência foi solicitada pela presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, juntamente com a Associação Beneficente de Amurt-Amurtel.

O chefe da Divisão de Atendimento e Orientação ao Trabalhador (Diat) da DRT/RS, Luiz Muller, anunciou que a partir da Secretaria Especial de Juventude, ligada a Presidência da República, está sendo implantado O ProJovem com diferentes ramificações e que serão executadas pelos Ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE). “O MTE está construindo o regramento para a implementação do ProJovem Trabalhador, que assemelha-se ao Consórcio Social da Juventude (CSJ), um dos principais suportes do extinto Programa Primeiro Emprego”, afirmou.

A vereadora Sofia lembra que o Programa Primeiro Emprego, implementado pelo Governo Federal nos anos 2005 e 2006, previa a capacitação de jovens e sua inserção no mundo do trabalho. Na época, disse ela, o Consórcio atendeu três mil jovens em suas duas edições em Porto Alegre e na Região Metropolitana, mobilizando 33 organizações não governamentais no atendimento a jovens em situação de intensa vulnerabilidade social (pobreza, população indígena, quilombolas, jovens abrigados e respondendo a medidas sócio-educativas), com significativos índices de efetividade social.

De acordo com Frei Luciano Bruxel, representando o Fórum Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Fmdca), o Centro de Proteção da Criança e Adolescente da Lomba do Pinheiro, no período, capacitou 75 jovens. Atualmente, enfatizou, 60 estão inseridos no mercado de trabalho.

Participaram da reunião a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) Eunice de Deus; da Amurt Amurtel, através da representação da Creche Ananda Marga. Todos os presentes ao encontro comprometeram-se a somar esforços com o MTE para agilizar a operacionalização do programa em Porto Alegre.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário