Convênio firmado entre o Instituto Superior de Educação Ivoti e o Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente viabilizou a realização do primeiro Curso de Pós-Graduação em Educação Popular: Gestão em Movimentos Sociais no Brasil. A professora mestre Vanda Spieker de Oliveira, psicóloga, educadora, pesquisadora especialista em dificuldades de aprendizagem, fará a aula inaugural do curso no sábado, 12 de abril, às 9h30min, no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av.Loureiro da Silva, 255). Na ocasião a Orquestra do ISEI também fará uma apresentação.
As tratativas entre ISEI e o Instituto Brava Gente iniciaram em março deste ano. Pelo convênio, o ISEI será o responsável legal e de fato do curso, o que implica a configuração do Projeto Pedagógico no formato do MEC e indicação de docentes, além de realizar todo o acompanhamento do desenvolvimento do curso, que tem duração de dois anos. A coordenação do curso é exercida em conjunto pelo Instituto Brava Gente, com a Prof. Dra. Merli Leal Silva, e pelo ISEI, com o prof. Ms. Vanderlei Kriesang .
O Curso de Pós-Graduação em Educação Popular tem como objetivo a formação de educadores populares críticos, questionadores e que entendam a docência como uma forma de transformar o mundo e a realidade social. Ele acontece em cinco módulos, distribuídos em teoria do conhecimento, por uma teoria do movimento social, gestão e movimentos sociais, bases teóricas e práticas da gestão social e produção do conhecimento.
Os/as estudantes desenvolverão seus estudos mediante disciplinas, seminários e atividades de natureza predominantemente teórica que farão a introdução e o aprofundamento de estudos, entre outros, sobre teorias educacionais voltadas ao pensamento de Paulo Freire. Nessa abordagem, deve-se situar os processos de aprender e ensinar historicamente e em diferentes realidades socioculturais e institucionais que proporcionem fundamentos para a prática pedagógica, a orientação e apoio a estudantes, gestão e avaliação de projetos educacionais, de instituições e de políticas públicas de Educação.
Por parte do ISEI, serão docentes os professores Manfredo Wachs, Marli Brun, Marguit Goldmeyer, Circe Marques e Derti Jost Gomes. Toda a estrutura física e biblioteca do ISEI está à disposição dos estudantes e dos docentes. As aulas ocorrem em Porto Alegre nas dependências da ATEMPA (Rua alberto Bins, 549). O início do curso é no sábado, dia 05 de abril. Há 50 estudantes matriculados e houve necessidade de fazer seleção, pois o número de inscritos excedeu ao número de vagas.
Fonte: Ricardo de Moraes/ISEI
Retornar ao Blog da Sofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário