quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Contra a violência e a covardia praticada no InterUNESP - Araraquara

Nós, estudantes, professores, funcionários e pessoas ligadas à Unesp, e todos os outros que, mesmo não pertencendo à instituição, nos indignamos com os atos bárbaros praticados na última edição do “InterUnesp”, em especial ao que ficou conhecido como “rodeio das gordas”, vimos através desta manifestar nosso repúdio. Tal ato, que consistia em abordar garotas consideradas gordas e montar em suas costas, simulando a atitude de peões montados em reses – tudo isso com o incentivo e conivência de colegas, que premiariam o indivíduo que conseguisse ficar mais tempo sobre sua vítima – expressam o pior da brutalidade e covardia que existem nos eventos universitários.

Escrevemos e tornamos pública nossa indignação contra o ocorrido, exigindo que se proceda a uma rigorosa apuração, se identifiquem os responsáveis, e que sejam punidos exemplarmente. Ao mesmo tempo, manifestamos nossa solidariedade às vítimas, oferecendo nosso apoio e demonstrando que há uma grande parcela da comunidade acadêmica que não tolera tais atitudes e exige que haja punição aos culpados. Exigimos também que nas próximas edições desta ou de outras festas promovidas pela universidade haja melhores medidas de segurança e fiscalização, bem como mecanismos eficientes de detecção e punição de praticantes de eventuais atitudes semelhantes.

Temos o dever de não nos calarmos diante desta atrocidade, expondo-a, denunciando-a, debatendo-a, atentando para sua gravidade e não permitindo que caia no esquecimento – ou, pior, que seja “naturalizada” como um “divertimento” normal, equiparável à uma modalidade esportiva; para que não seja rotinizada e praticada futuramente sem maiores conseqüências.

É lamentável e indesculpável a ocorrência desse tipo de atitude, e reafirmamos nosso compromisso com uma Universidade séria, plural, que respeite e incentive o respeito a todas as pessoas, seja qual for sua aparência física, gênero, orientação sexual, etnia, naturalidade, peso, estatura, curso, opinião política, etc.”

É importante que não nos calemos diante disso.
Leiam, assinem e ajudem a divulgar esse abaixo-assinado:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N3557

Retornar ao Blog Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário