Que bom que este momento chegou!
José Clovis é o exemplo vivo de que "outro mundo é possível" com "sujeitos"/cidadãos como ele!
Um abraço fraterno, com gratidão em meu nome e em nome de toda a comunidade!
Vânia Maria - Diretora da E.M.E.I.- J.P. CIRANDINHA
O Professor Dr. José Clovis de Azevedo vem sendo ao longo de uma trajetória de vida, um intenso e notável educador.
Sua travessia está na História: de São Sebastião do Caí para o mundo, inscrita especialmente nas pessoas com as quais se inter relacionou, para quais construiu e construiu-se um militante, professor, um intelectual, um político.
Nasceu em 12 de fevereiro de 1945. Na família de pequenos agricultores, seus primeiros tempos foram marcados por trabalho, disciplina e educação. Aprendeu ali a importância da história e da geografia para a compreensão de seu tempo de existência e para a participação ativa e responsável nessa História. Formou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1972 e tornou-se professor desta disciplina, atuando basicamente em escolas da periferia.
Em 1973, fez bacharelado em “História Econômica do Brasil”.Nesse mesmo ano é que sua vida toma outro rumo, inspirado pelo educador Paulo Freire. José Clóvis vai se traduzindo em um educador popular, com fortes vínculos com o povo. E é até hoje, como disse Nita Freire, em mensagem: muito me honra que continues freireano como nos tempos de Paulo.
Em 1979, cursou especialização em orientação educacional, passando a atuar na área. E 1985 a 1987, voltou a lecionar História e Geografia em escola pública. Por esses tempos, seu vínculo militante com as grandes causas da educação regional e nacional já estava articulado em uma práxis consciente e engajada. Em 1987, foi eleito Secretário Geral do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS – permanecendo até 1990.Também atuou na Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
De 1993 a 1996 foi Secretário Adjunto de Educação do Município de Porto Alegre, quando na condição de Secretário Substituto, em 1994, foi signatário do histórico Convênio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre com as Creches Comunitárias com o então prefeito Tarso Genro.
Tendo sido neste período também um dos proponentes e dirigentes do processo denominado Constituinte Escolar que possibilitou com que todas as comunidades participassem ativamente na reestruturação curricular da Rede Municipal de Educação. Assumindo a partir de 1997 o cargo de Secretário Municipal de Educação do prefeito Raul Pont.
José Clovis de Azevedo está entre os protagonistas na criação do projeto “Escola Cidadã”, bem como da implantação dos Ciclos de Formação para o Ensino Fundamental. Suas gestões à frente da Secretaria foram pautadas pelos princípios de democratização radical da Rede Municipal de Educação construindo o direito à educação, colocando a Cidade de Porto Alegre com um projeto inovador de educação popular como uma referência internacional de experiência educacional que foi o projeto Escola Cidadã.
Na sua gestão foi estruturada uma política de formação permanente, em serviço, dos professores municipais e funcionários não docentes das escolas. Esta política envolveu desde grandes eventos até cursos e assessorias diretas às escolas. Foram realizados sete Seminários Internacionais com a participação de pesquisadores de Universidades dos principais países do mundo e dos principais estados do Brasil.
A educação em Porto Alegre tornou-se foco de interesse internacional. A Rede Municipal teve a oportunidade ímpar de interagir com educadores reconhecidos internacionalmente como Michael Apple; Peter Maclaren; Boaventura Sousa Santos,Daniel Schugurensk, Jorge Larrossa da Universidade de Barcelona; Gaudêncio Frigotto da UFF; Vitor Paro DA USP; Miguel Arroyo da UFMG; Paulo Freire e tantos outros pesquisadores consagrados que apoiaram o novo projeto educacional trazendo para Porto Alegre os maiores avanços da pesquisa internacional em educação.
O professor José Clovis de Azevedo – muitas vezes discriminado por ser só um sindicalista – passou a ser como conferencista por importantes universidades. Proferiu conferências na Universidade de Toronto, Canadá; Em San Diego, na Califórnia; na Universidade Estadual da Cidade do México, México; na Universidade de La República, Uruguai; Universidade de Buenos Aires, Argentina; Rancágua, Chile; Universidade de Guadalajara, México; Universidade de Ziegen, Alemanha; Na Fundação Rosa Luxemburgo em Berlim, Alemanha; Universidade de Sorbone em Paris, França; No Instituto de Altos Estudos para América Latina da Universidade de Sorbone, Paris, França; No Instituto Paulo Freire de Espanha, Barcelona, Espanha; na Universidade de Barcelona, Espanha; na Universidade de Sevilia, Espanha e Universidade de Algarves, Portugal.
Conseguiu unir como poucos a academia e a gestão por isso sua produção científica é tão relevante para os professores, mas também tão respeitada entre os intelectuais.
Escola Cidadã; desafios ,diálogos e travessias, publicado pela Editora Vozes em 2000 e em segunda edição em 2004. Essa obra foi também editada em Barcelona, na Espanha, nos idiomas espanhol e catalão.
E a obra Reconversão Cultural da Escola: mercoescola e escola cidadã editada pela Sulina. Em 2004 defendeu tese de Doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo, USP.
O professor tem também trabalhos editados nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, além dos inúmeros artigos em periódicos científicos brasileiros. A sua produção científica, seus estudos e pesquisas apresentados em seus trabalhos publicados e em suas conferências e cursos têm contribuído para promover e destacar a Cidade de Porto Alegre,
Em 2001 Coordenou o Grupo de Trabalho que criou e estruturou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, tendo sido seu primeiro reitor. Universidade que deixou com 10 cursos em18 municípios – que em Porto resiste até hoje o curso de Administração em Saude pública, mas que perdeu o Pedagogia com ênfase em Educação Popular , conquista das educadoras pop de Porto Alegre – das creches conveniadas lá em 93 – Que vamos retomar com Tarso Governador!
Longe dos governos aqui e no Estado, o Professor Dr José está marcando a educação em outras esferas: na reestruturação do Projeto Pedagógico da Universidade Coorporativa da Petrobrás, No Centro Universitário Metodista IPA, onde é Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, pesquisador e docente de Currículo e Cultura no Curso de Pedagogia e de Educação e Reabilitação no Programa de mestrado em Reabilitação e Inclusão.
O programa de Pós-Graduação da PUCRS lançou recentemente uma obra denominada Educadores Rio-grandenses com biografias de educadores que deram contribuições significativas à educação do Rio Grande do Sul, sendo o professor Jose Clovis de Azevedo um dos biografados como reconhecimento, principalmente pelo trabalho educacional realizado em Porto Alegre.
Parabéns, José Clovis!
Que alegria ao receber esta notícia!
Como amigo e como educador, fico feliz e emocionado, porque é tão raro se prestar homenagens a quem de fato merece. Não só Porto Alegre, Zé Clóvis, mas toda a educação brasileira deve muito a você. O que você fez para a educação porto-alegrense é um exemplo para todos nós, educadores e brasileiros. Essa homenagem renova meu orgulho de ser educador e de ser teu amigo.
Vitor Henrique Paro
Por tudo isto, és de fato Cidadão de Porto Alegre, mas agora, nos perdoe São Sebastião do Caí, és por direito legal e regimental Cidadão da Cidade.
Vereadora Sofia Cavedon.
Acesse aqui a íntegra do discurso do professor José Clovis de Azevedo.
Leia aqui sobre a homenagem.
Retornar ao Blog Sofia Cavedon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário