quinta-feira, 27 de maio de 2010

Terceira edição do Ciclo de Debates busca inclusão de alunos com necessidades especiais

Palestras

Liliana Passerino, que é mestre em Ciências da Computação e doutora em Informática na Educação, defendeu a necessidade de a escola exercitar um olhar mais otimista na busca por acessibilidade. "Devo sair do modelo do defeito, que tenta só encaixar as pessoas Com deficiência em um contexto, e buscar um modelo social, que valoriza o que eu posso mudar e contribuir para a acessibilidade plena", disse. "Não olhar o defeito, mas o que posso mudar, sem encarar a diferença do outro como um obstáculo." Liliana também sugeriu formas de adaptar as escolas, seu mobiliário e recursos pedagógicos para proporcionar mobilidade, ambiente e atendimento de qualidade. "É preciso que a criança se sinta à vontade, acolhida na escola", frisou.

Especialista em Supervisão Educacional e Psicopedagogia, Berenice Moresco afirmou que os avanços em acessibilidade dependem da prática, da execução das leis que garantem os direitos das pessoas portadoras de deficiência. "O avançar é como se dá na prática", enfatizou. Segundo ela, não adianta só haver leis e recursos para, por exemplo, comprar ônibus adaptados; "o ônibus tem que circular". Para Berenice, o grande desafio é conseguir uma gestão sistêmica da escola, levando em conta as necessidades e os anseios dos alunos, para pôr em prática meios que confiram acessibilidade e previnam a evasão escolar. Ela ainda defendeu a capacitação dos professores e demais funcionários da escola como fundamental na busca por um atendimento de qualidade. Para ilustrar dificuldades enfrentadas, Berenice exibiu o vídeo Gabriel vai à Escola, feito por um aluno cadeirante da Escola Leocádia Prestes.

Iniciativa

O Fórum pela Inclusão Escolar e os Ciclos de Debates são iniciativas de um grupo de trabalho formado por representantes das escolas especiais do município, da Sala de Integração e Recursos (SIR), da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), e gabinete da vereadora Sofia Cavedon.

Os encontros realizados já debateram a Inclusão Escolar - Práticas & Teorias; Inclusão Escolar e as Interfaces Necessárias.

Os próximos Encontros desta terceira edição, aborda a Construção de Estratégias serão:

30/06 – Estratégias de Cidadania
25/08 – Estratégias de Aprendizagem
15/09 – Estratégias de Currículo
20/10 – Estratégias de Convivência

Sempre às 19h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMPA

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