segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ciclo promoverá debate sobre a Democracia Participativa


O Ong Cidade – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos está promovendo em Porto Alegre o Ciclo de Debates - Democracia participativa no Brasil - Até onde vai a partilha do poder?
As Inscrições são gratuitas e encerram-se na próxima sexta-feira (04/09) e podem ser feitas pelo telefone – (51) 32643386; ou pelo email:
cidade@ongcidade.org , com os seguintes dados para Inscrição: nome, telefone, email, endereço.

O Ciclo de Debates será realizado nos dias 9, 17 e 24 de setembro e 1º e 15 de outubro, das 19 às 22h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Av. Sarmento Leite, nº. 320). Ao final do Ciclo o participante receberá certificado.

Conforme a organização, os objetivos dos encontros é o de analisar as experiências de democracia participativa e seu real poder de emancipação e transformação social, assim como analisar até que ponto o clientelismo colocado na cultura política brasileira estão impondo limites aos espaços públicos participativos.

Programação:
9 de setembro (quarta-feira)

1. Mobilização e Controle Social - Mecanismos existentes de controle público, seus limites e potencialidades na perspectiva da radicalização da democracia.

Exposição e Reflexão:
• Dilmair dos Santos - Educador Popular e delegado do Orçamento Participativo.
• Evelina Dagnino - Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas/SP.

17 de setembro (quinta-feira)

2. Construção de sujeitos coletivos: Movimentos Sociais e Partidos Políticos

Exposição e Reflexão:
• Roberto Oliveira - Presidente da AMOVITA (Associação dos Moradores da Vila São Judas Tadeu) e Conselheiro do Orçamento Participativo.
• Márcia Ribeiro Dias - Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

24 de setembro (quinta-feira)

3. Democracia, deliberação e participação – qual o papel das experiências de OP e Conselhos Setoriais no Brasil

Exposição e Reflexão:
• Frei Luciano Elias Bruxel – Membro da Coordenação do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre.
• Pedro Pontual – Secretário da Participação Cidadã da Cidade de Embu das Artes/SP. Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

1º de outubro (quinta-feira)

4. A comunitarização das políticas sociais: a gestão dos convênios e o controle da participação

Exposição e Reflexão:
• João Alberto de Lima Souza (Chiquinho dos Anjos) - Coordenador da ONG Integração dos Anjos e Conselheiros do Orçamento Participativo de Porto Alegre
• Sergio Baierle - Cientista Político e Assessor da ONG CIDADE.

15 de outubro (quinta-feira)

5. Agenda da participação popular diante da Cidade Global

Exposição e Reflexão:
• João Rovatti - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
• Paulo Guarnieri – Membro da Coordenação do Fórum de Entidades do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da CMPA.
• Cesar Cárdia: Associado da AMABI - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência Participante da Associação dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho e do Movimento Defenda a Orla do Guaíba.

Informações: (51) 3264-3386 - e-mail: cidade@ongcidade.org

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário