terça-feira, 12 de maio de 2009

CICLO DE PALESTRAS DO FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Currículo e Cotidiano na Educação Infantil - EDIÇÃO 2009

Este Ciclo de Palestras é mais uma ação do FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – FGEI. Ligado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB, nos seus 10 anos de existência, o FGEI tem pautado em seus eventos as discussões contemporâneas da área, entre elas o financiamento da Educação Infantil - EI, a inclusão da EI no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, a formação de profissionais para a Educação Infantil em nível superior, o ingresso das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental e a ampliação deste para nove anos.
Entendendo que nosso papel é socializar informações, promover debates, contribuir na formação continuada de profissionais, participar da proposição de políticas para a área e incentivar à mobilização da sociedade pela defesa de uma Educação de qualidade para as crianças de zero a seis anos, o FGEI tem encontros mensais, nos quais participam representantes dos fóruns regionais do Estado, representantes de entidades ligadas à área da Educação e demais interessados.
Como em edições anteriores, a realização deste Ciclo de Palestras só é possível graças a várias parcerias e à disponibilidade dos palestrantes em compartilhar conosco suas reflexões sobre a área da Educação Infantil, contribuindo para a Formação Continuada de profissionais ligados à educação das crianças de zero a seis anos. Agradecemos a todos!
A temática proposta para este Ciclo de Palestras “Currículo e cotidiano na Educação Infantil” traz ao debate tema importante para os envolvidos com a primeira etapa da Educação Básica que, nas últimas décadas, vem fortalecendo seu espaço junto à área da Educação. A organização deste Ciclo é apoiada em trabalho desenvolvido no âmbito de Projeto de Cooperação realizado firmado entre o Ministério da Educação – MEC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que envolveu pesquisadores e pesquisadoras da área da primeira infância de diversas universidades e instituições, coordenados pela professora Drª .Maria Carmem Silveira Barbosa da UFRGS. Junte-se a nós nesta Edição!

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO: - Acessar a ficha de inscrição e informações para o pagamento da taxa de confecção do certificado (R$ 5,00) no site da UERGS: www.uergs.edu.br - Confirmar a existência de vagas junto à Coordenação da Área de Humanas da UERGS com Roberto por telefone ou e-mail = > Roberto: 32 88 90 37roberto-bechstedt@uergs.edu.br - Em caso afirmativo, realizar o pagamento da taxa e informar inscrição através do mesmo telefone ou e-mail. - Apresentar o doc de pagamento e a ficha de inscrição à comissão organizadora no dia da primeira palestra do Ciclo. Será fornecido certificado.Carga horária: 30h Exigência de freqüência mínima de 75%. · É necessário assinar comprovação de freqüência a cada encontro.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS 2009

1º Encontro: Segunda-feira, 11/05/2009
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: panorama das concepções atuais da área.
Loide Trois (SESC)
Maria Luiza Rodrigues Flores (UERGS)
Simone Albuquerque (FURG)
Bianca Ceroni (Acadêmica da UFRGS)
Integrantes do Projeto de Cooperação Técnica MEC/UFRGS

2º Encontro: Segunda-feira, 08/06/2009
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: diálogos entre a teoria e as práticas cotidianas.
Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS)

3º Encontro: Segunda-feira, 13/07/2009
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: algumas indagações.
Alfredo Veiga Neto (UFRGS)

4º Encontro: Segunda-feira, 10/08/2009
Palestra: Relações entre a organização do espaço, o cotidiano e o currículo na Educação Infantil.
Maria da Graça Horn (UNIRITTER/UFRGS)

5º Encontro: Segunda-feira, 14/09/2009
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: as relações entre a escola e famílias.
Simone Albuquerque (FURG)

6º Encontro: Segunda-feira, 05/10/2009
Palestra: O Currículo do Século XXI: desafio da diferença pura.
Sandra Mara Corazza (UFRGS

7º Encontro: Segunda-feira, 09/11/2009
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: discutindo o conceito de qualidade nas creches comunitárias.
Otília Susin (Rede Municipal de Educação/POA)

8º Encontro: Segunda-feira, 14/12/2009
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: algumas demandas para a formação de profissionais.
Maria Luiza Rodrigues Flores (UERGS)
Palestra: Currículo e cotidiano na Educação Infantil: o caso da mídia e das tecnologias.
Liliane Madruga Ramos (UERGS)

OS ENCONTROS DO FGEI OCORREM MENSALMENTE, SEMPRE EM UMA SEGUNDA-FEIRA, DAS 8H 30 MIN ÀS 12H. NA PRIMEIRA PARTE DO ENCONTRO SERÃO DESENVOLVIDAS TEMÁTICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PELOS PALESTRANTES ACIMA APRESENTADOS E NA SEGUNDA PARTE A COORDENAÇÃO DO FGEI DESENVOLVE OUTROS DEBATES E ENCAMINHA POSICIONAMENTOS DO GRUPO DE ACORDO COM PAUTA PREVIAMENTE DIVULGADA.

LOCAL DOS ENCONTROS:
Faculdade de Educação da UFRGS -Sala 101 – Térreo - Av. Paulo Gama, s/nº - Prédio 12201 – Bairro Farroupilha - Porto Alegre

PARCERIAS:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS / Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS / Grupo de Estudos em Educação Infantil da UFRGS – GEIN / Fórum Gaúcho de Educação Infantil – FGEI.

A coordenação atual do FGEI é realizada por um coletivo de profissionais ligadas à Educação Infantil, representando diferentes entidades do Estado.

MARIA ISABEL DA SILVEIRA BARBOSA ALVES - Conselho Municipal de Educação de Osório -cmeosorio@yahoo.com.br

MARIA LUIZA RODRIGUES FLORES - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul -
maria-flores@uergs.edu.br

MARIA VERÔNICA DARIVA - Associação das Creches Beneficentes do RS - ACBERGS -mveronica@pop.com.br

NOELI WESCHENFELDER - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - UNIJUI-noeli@unijui.edu.br

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário