quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como entender e ouvir Música Clássica?

Estão abertas as inscrições para o curso “Como entender e ouvir Música Clássica?”, que será ministrado pelo professor e maestro Andi Pereira, na Casa da Música, Rua Gonçalo de Carvalho, 22, aos sábados, das 10 às 12 horas.

Informações e inscrições - Telefone: 9258.5933, com Andi Pereira.

Público-alvo
Indicado para estudantes, músicos profissionais e público em geral o curso será ministrado por meio de linguagem acessível e por módulos independentes.

Objetivo
Propiciar que o aluno compreenda que tudo o que se refere à estética, estrutura, forma, composição instrumental, e abordagem estilística é consequencia do pensamento da sociedade, (no caso civilização ocidental), na qual o compositor está inserido e sua relação com ela. Segundo o professor Andi, a música de um determinado período será similar aos outros movimentos artísticos deste mesmo período. “Ao ouvir música eu posso deduzir o que os homens daquele período pensavam e, ao saber o que os homens de um período pensam, posso deduzir que música escrevem”, exemplifica.

Conteúdo programático e desenvolvimento
Será composto por 16 módulos. Com recursos audio-visuais, cada período será abordado a partir do pensamento da sociedade daquele período, seus conceitos, conflitos e transformações e a repercussão dos fatos mostrada na expressão musical e na arte em geral produzida em cada período.
Idade Média - Queda de Roma , Unificação da Igreja, Advento do Canto Gregoriano (Gênese da Música da Civilização Ocidental); Ars Antiqua e Ars Nova
Idade Moderna - Renascimento , Barroco e Classicismo Idade Contemporânea Classicismo (continuação), Romantismo , Romantismo Tardio e Século XX

Andi Pereira - Graduado e Mestre em regência de orquestra e ópera no Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov de São Petersburgo – Rússia. Em 1993 cumpriu estágio junto a Orquestra Filarmônica de Novosibirsk sob a orientação do reconhecido maestro russo Arnold Katz. Atualmente cursa Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário