quinta-feira, 19 de março de 2009

Congresso Internacional de Educação

O II Congresso Internacional de Educação e II Congresso Nacional de Educação será realizado em Lagoa Vermelha/RS, nos dia 25 a 28 de março. A promoção do encontro é da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Lagoa Vermelha - AFUPUMLAVE.

OBJETIVOS
- Oportunizar aos trabalhadores da educação, espaços de teorização, reflexão e debate sobre experiências educacionais, com vistas à construção de alternativas de intervenção e de transformação do trabalho docente frente aos desafios da globalização e da pós -modernidade.

- Contribuir para a formação continuada de professores para torná-los capazes de intervir na organização e na produção do conhecimento com vistas a favorecer o processo de aprendizagem, considerando a contextualização e a problematização da realidade sócioeducacional.

- Envolver diferentes sujeitos sociais que atuam na educação formal e não formal, com vistas a construir alianças mais amplas, buscando a construção de um projeto alternativo de educação e de sociedade.

PÚBLICO ALVO - Professores, acadêmicos dos cursos de licenciatura e agentes educacionais (funcionários de escola).

PROGRAMAÇÃO
25.03.2009 (Quarta-feira)
MANHÃ
- 8h às 9h: Credenciamento.
- 9h: Abertura oficial.
- 9h30min: Apresentação artística.
- 10h às 12h: A CRISE MUNDIAL CONTEXTUALIZADA NA CONJUNTURA POLÍTICA INTERNACIONAL E AS CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS PARA A EDUCAÇÃO
Conferencista:
JOÃO CARLOS LOEBENS - Doutorando em Economia Aplicada; possui diploma de Estudos Avançados em Economia Mundial; diploma de Estudos Avançados em Direito Social; Mestre em Administração e Gerência Pública; Especialista em Gestão Empresarial; Especialista em Tecnologias da Informação para Administração Pública (INAP-Espanha); Licenciado em Administração de Empresas; Funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul; muitos artigos publicados e participação em diversos Congressos no Brasil e no exterior (Alcalá de Henares - Madrid - Espanha).

TARDE
- 13h30min às 17h: CONJUNTURA NACIONAL
Conferencista: PROF. PEDRINHO ALCIDES GUARESCHI - Filósofo, Teólogo, Graduação em Letras e em Psicologia Social; Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional. Vasta experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação.

CONJUNTURA ESTADUAL
Conferencista:
CLOVIS OLIVEIRA - Secretário Geral do CPERS; Professor de História, especializado em História do Rio Grande do Sul.

NOITE
- 19h30min às 22h30min: MÍDIA E DEMOCRACIA
Conferencista: OSVALDO BIZ - Doutor em Comunicação Social; Mestre em História; Especialista em Estudo dos Problemas Brasileiros; Especialista em Cultura Brasileira; Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo; Filósofo; Bacharel em História e Geografia - PUC/RS.

A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE, UMA ALTERNATIVA AOS NOVOS PARADIGMAS
Conferencistas
: PROF.ª MARIA LUCIANE GOBBO DOS SANTOS ASTOLFI - Bel. em Desenho e Plástica; Licenciada em Artes Plásticas; Especializada em Arte-Educação e Ms. em educação. Atualmente é Secretária da Educação do Município de Ipiranga do Sul; Docente da UNOESC/SC e da IDEAU de Getúlio Vargas.
* PROF.ª LILIAN CLÁUDIA XAVIER CORDEIRO - Bel. em Desenho e Plástica; Esp. em Arteterapia; Ms. em Educação, docente da UNOESC/SC; Secretária da Associação Sulbrasileira de Arteterapia; Professora na Escola Rainha da Paz.

26.03.2009 (Quinta-feira)
MANHÃ
- 8h às 12h: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS ARGENTINAS
Conferencista
: MARCELA TESSAN - Professora de Física, Química, Biologia e Antropologia em Escolas Secundárias e Universidades; Licenciada em Saúde pela Universidade Nacional de Rosário; Especialista em Ciências da Educação; Especialista em saúde e adolescência.

SENTIDO DA ESCOLA E A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
Conferencista: SOFIA CAVEDON NUNES
- Educação Física pela UFRGS; Pós-Graduada em Física pré-escolar pela UFRGS e Gestão Pública; atuou em movimentos universitários; Alfabetizadora; foi Adjunta Municipal e Secretária de Educação de P. Alegre; Ex-Vice-Presidente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre.

TARDE
- 13h30min às 17h: TEMAS EDUCACIONAIS NO MÉXICO
Conferencista
: JOSÉ JAIME RAMIREZ OROZCO - Engenheiro; Professor e Coordenador do Máster em Busines Management; Mestre em Informática Administrativa Governamental. Trabalha no Ministério Econômico do México com projetos voltados para docentes em instituições públicas, entre elas a Universidade de Valle de México, é presidente do Comitê Diretivo da Associação Mexicana de Egresados do Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha.

NOVAS PERSPECTIVAS PARA O PERFIL DO PROFESSOR E DO ALUNO NO MUNDO GLOBALIZADO
Conferencista: JUCELIA FERREIRA LOEBENS - Doutoranda em Linguistica Aplicada, diploma de Estudos Avançados em Literaturas Comparadas; Máster Oficial Enseñanza de Español com LenguaExtranjera, Especialista em Leitura e Produção de Textos no Ensino da Língua Portuguesa; Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola, apresentou trabalhos em Congressos, tem artigos publicados na Romênia, México, Portugal, Espanha e no Brasil.

NOITE
- 19h30min às 22h30min: NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NA ITÁLIA
Conferencista: ELISA BORSARI - Doutora em Filologia e menção de Doutorado Europeu; graduada em Letras; Professora de Língua e Literatura Italiana. Trabalha no Centro de Estudos Cervantinos (Alcalá de Henares - Madrid). Tem a participação em diversos Congressos Nacionais e Internacionais, artigos publicados sobre tradições e folclore. É membro da Associação Latino-Americana de Literatura Medieval.

27.03.2009 (Sexta-feira)
MANHÃ
- 8h às 12h: A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO CHILE
Conferencista: JOSÉ MOLINE - Prof. Educação Geral Básica, de Religião Católica e Moral, licenciatura em Educação; Pós Graduação em menção, linguagem e comunicação, Pós-graduação em educação, matemática, filosofia, teologia e ciências de educação.

O PROCESSO DEMOCRÁTICO NAS ESCOLAS
Conferencista
: JERÔNIMO SARTORI - Licenciado em Biologia; Especialista em Supervisão Escolar; Mestre em Educação pela PUC/RS; Doutorando em Educação pela UFRGS; Professor do Curso de Pedagogia e Licenciaturas da UPF.

TARDE
- 13h30min às 17h: A VERDADE E A GRANDE MÍDIA
Conferencista
: CANDIDO NÉSTOR RODRÍGUEZ - Licenciado em PRPP y comunicación social periódica; formado em comércio nacional, licenciado em 5 idiomas; Formação em Eficiência Administrativa; Professor Universitário; Área de atuação: Periodismo, Investigativa, Narrativa, Área Política (conjunturais), conduz vários programas de rádio e TV; Relator Desportivo, Colunista, Locutor, Cronista, Secretário Municipal del intendente - Buenos Aires - Argentina.

MEIO AMBIENTE
Conferencista: NEIDE LOURDES PIRAN - Mestre em geografia, educação ambiental, climatologia e biogeografia; ex-Coordenadora da 25ª CRE e Ex-Secretária Municipal de Educação de Erechim. É professora Universitária - URI - Erechim - RS.

NOITE
- 19h30min às 22h30min: FUNDEB, RECURSOS E FINANCIAMENTOS
Conferencista: JOÃO ANTONIO CABRAL DE MONLEVADE - Mestre em Administração e Supervisão Educacional; Doutor em Educação; Ex-Diretor da CNTE; Conselheiro da CNE; Ex-Consultor Jurídico da UNDIME Nacional, Consultor Legislativo do Senado Federal; autor de artigos sobre educação, política e economia.

OS JOVENS E SUA INCLUSÃO
Conferencista: MARCELA TESSAN - Professora de Física, Química, Biologia e Antropologia em Escolas Secundárias e Universidades; Licenciada em Saúde pela Universidade Nacional de Rosário; Especialista em Ciências da Educação; Especialista em saúde e adolescência.

28.03.2009 (Sábado)
MANHÃ
- 8h às 11h30min: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS MODERNOS
Conferencista: RUTH LENARA GONÇALVES IGNÁCIO - Socióloga; Doutora em Educação e Sociologia; Docente de Didática e Estágio da Licenciatura em Ciências Sociais da PUC/RS, leciona Sociologia para cursos da Universidade; Professora adjunta da PUC/RS; atua nos temas de identidade cultural-políticas de escolas populares e assentamentos rurais.

- 11h: Avaliação.
- 11h30min: Encerramento.

TARDE
- 14h: Show na praça.

PREPARAÇÃO PARA O CONGRESSO:

DVD - VALE O KG
(Assistir, comentar e enviar a apreciação dos grupos)

- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira estabelece a responsabilidade compartilhada de Estados e Municípios na oferta do ensino fundamental; determinando aos Municípios a responsabilidade preferencial pela Educação Infantil e ao Estados, o Ensino Médio.
- A Educação Infantil é o grande desafio de expansão por parte dos municípios, faixa etária de muita vulnerabilidade e de necessidade de atendimento em turno integral e em turmas com número de alunos reduzido;
- Os municípios são o Ente Federado que fica com menos recursos na partilha dos impostos arrecadados e já teve muitas áreas municipalizadas como a saúde, por exemplo, cuja enorme demanda exige recursos próprios, muito além dos repassados pela União e pelo Estado, para dar conta;
- Se assumirmos a parte do Estado no Ensino fundamental, não será diferente: hoje o valor-aluno do Estado e municípios é bem diverso, correspondendo a salários e condições estruturais muito díspares de qualidade; os recursos do FUNDEB retornam aos entes pela média deste custo, portanto, quanto mais alunos o município tiver, mais recursos próprios ( além dos do FUNDEB) ele terá que acrescentar para garantir a educação de qualidade que desejamos. Isto não significa se desresponsabilizar, mas cobrar do Estado a sua responsabilidade, uma vez que é ele que não gasta o constitucional em educação (Ieda gastou em 2008 25,57% da receita liquida de impostos, quando a Constituição Estadual determina 35% );
- É ilusão considerar o aceno da cedência inicial dos professores pelo Estado, uma vez que a médio prazo eles terão que ser repostos por quadros próprios do Município;
- Sabemos que com a municipalização total, a educação ficará fragmentada e destinada a reproduzir as condições materiais dos municípios: municípios pobres, escolas pobres; sedimentando a desigualdade social;
- Além disso, interessa aos governos autoritários e que que mantém ideologicamente empobrecida a escola pública, a fragilização do CPERS sindicato, para que não tenha forças para enfrentar estas políticas de desmonte da escola e dos serviços públicos. Entregar os professores aos municípios fragiliza a articulação estadual da luta da educação. Lembremos que os contratos temporários já utilizados em larga escala ( especialmente na capital) já produz seus efeitos neste sentido.

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário