A sede do Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre, que trabalha na promoção e defesa dos Direitos Humanos da população LGBT - lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, foi vítima, na madrugada do dia 21 de janeiro de 2009, por um grupo de vândalos neonazistas, ainda não indentificados, que picharam com spray preto três cruzes suásticas a fachada da Instituição.
A suástica é hoje um símbolo que está associado ao resgate do nazismo e que prega, em sua ideologia, o ódio aos homossexuais, além de promover o anti-semitismo e o holocausto.
A Direção da Instituição acionou a Polícia Civil, providenciou o Boletim de Ocorrência e já comunicou o Poder Público, através da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Alexandre Böer, membro da direção da entidade e diretor da ABGLT para Região Sul, afirma: “Em tempos de busca pela paz, de luta por Direitos Humanos, em que temos tentado garantir o reconhecimento da igualdade entre os cidadãos brasileiros, ser vítima de tal violência denota o quanto ainda temos muito o que percorrer".
A direção da entidade manifestou preocupação de que esse ato tenha acontecido justo no mesmo dia da posse de Obama. "Pode ser uma grande coincidência, mas por tudo que temos visto de grupos neonazistas e de skinheads e suas manifestações de violência e intolerância com diversas minorias, temos que nos prevenir de possíveis agresões", conclui Böer.
Fonte: Alexandre Böer - celular: 8125.7536 / www.somos.org.br
Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário