quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Apagão na Zona Norte

Na noite de segunda-feira (26/01) mais uma vez a zona norte de Porto Alegre, num verão foi alvo de um apagão, por sobrecarga em sua rede elétrica. foram mais de 04h sem luz, no bairro Pq. São Sebastião e no Jardim Lindóia o serviço só fo reestabelecido após as 04h da manhã. E mais uma vez o contribuinte foi lezado.

Porém isso poderia ser evitado, com um planejamento urbano sustentável, e aproveito esta nota para questionar algumas questões, como: Em 2006 por iniciativa da então vereadora Mônica Leal, a Câmara de Porto Alegre aprovou projeto que criava o Programa de Incentivos uso de Energia Solar nas Edificações com o objetivo de promover medidas necessárias ao fomento do uso e ao desenvolvimento tecnológico de sistemas de aproveitamento de energia solar. E infelizmente até hoje não há decreto da Prefeitura regulamentando, pois estas panes de sobrecarga ocorreram no zona norte por dois motivos.

1º - A zona norte é o m2 mais habitado da cidade.
2º - Com um poder aquisitivo médio isso faz com que muitos moradores utilizem ar-condicionado ( e podemos incluir nessa crise também o chuveiro elétrico)

Há anos atrás já existe programa semelhante na Prefeitura de São Paulo que consiste em dar incentivos fiscais as construtoras para construirem adaptadas as unidades habitacionais ao uso de gás ou energia solar, e outro benefício direto para o povo, o morador que utilizar energia solar, tem um desconto no seu IPTU baseado na ecônomia de energia que seu sistema solar proporciona aos cofres públicos.

Imagine na zona norte da cidade, um mar de prédios e asfalto o quanto poderia se melhorar e racionalizar este uso, em virtude deste apagão a AMAL estará enviando hoje ao Prefeito Fogaça uma solicitação de regulamentação da projeto de Lei que cria este programa, "Porto Alegre não pode mais viver a era do jeitinho brasileiro, onde quando há uma crise se investe um pouco numa determinada área e tudo bem, precisamos começar de uma vez por todas a construir Porto Alegre para o Futuro" afirma o Presidente da AMAL, Daniel Kieling.

Contato - Daniel Kieling - Presidente da AMAL - 84077554

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário