** Matéria publicada no Correio do Povo de 24 de Dezembro de 2008.
Por iniciativa da Comissão de Educação de Porto Alegre, os textos da coluna Do Ensino foram reunidos
Os artigos editados de março a dezembro deste ano na coluna Do Ensino, que aos finais de semana aborda a temática da inclusão, na Editoria de Ensino do Correio do Povo, deram origem a uma publicação sobre Educação Inclusiva e Escola Especial. Lançada ontem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a coletânea contém os textos que foram publicados na íntegra e com respectivo autor e data de edição, porém agrupados em blocos temáticos.
Os artigos editados de março a dezembro deste ano na coluna Do Ensino, que aos finais de semana aborda a temática da inclusão, na Editoria de Ensino do Correio do Povo, deram origem a uma publicação sobre Educação Inclusiva e Escola Especial. Lançada ontem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a coletânea contém os textos que foram publicados na íntegra e com respectivo autor e data de edição, porém agrupados em blocos temáticos.
A iniciativa de reunir os artigos sobre Educação Inclusiva foi da presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara (Cece), com a intenção de expor e ampliar o debate e a compreensão sobre o assunto. A obra será distribuída a escolas, universidades e entidades no Estado.
Em dez meses, cerca de 40 textos foram publicados na coluna. Entre os autores estão representantes do poder público, especialistas na área, professores e pesquisadores. A organização dos trabalhos foi feita pela editora de Ensino do Correio do Povo, Maria José Vasconcelos, e pela presidente da Cece, Sofia Cavedon. 'Esse é um assunto que não pode ficar restrito às escolas; precisa envolver a sociedade. E a coluna criou um canal de diálogo com a cidade', destacou Sofia.
Além de instituições de Ensino, receberão o material as entidades que integraram o Fórum Municipal pela Inclusão, criado este ano com o apoio da Cece e também com o intuito de avançar nas questões da inclusão escolar. Segundo Sofia, a publicação deverá subsidiar novos debates previstos para o próximo ano, quando acontecem as etapas estadual e municipal da Conferência Nacional de Educação, marcada para 2010.
Os artigos foram divididos em cinco temas: Políticas Públicas, com a participação de representantes de MEC, secretarias e conselhos estadual e municipal de Educação; Sindicatos; Sociedade Civil; Ensino Superior; e Escolas. 'A idéia foi mostrar a diversidade de opiniões, em livre expressão de professores e especialistas', resumiu a editora do CP, projetando a continuidade da coluna em 2009.
O lançamento da coletânea integrou a atividade de encerramento e avaliação das ações da Cece em 2008. Ao longo do ano, a comissão realizou 60 reuniões, 17 visitas a escolas, audiências públicas, reuniões com secretários estaduais e municipais, moções de apoio, seminário de inclusão e lançou livro do Ciclo de Debates sobre inclusão.
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