segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Comissão de Educação debate temas importantes esta semana

A Comissão de Educação debate temas importantes esta semana
como os concursos para o magistério e guarda municipal, o fechamento das
séries iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alberto Torres, do
bairro Vila Nova, reunião do GT Fundeb com a Smed e a violência e necessidades
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariano Beck que continua sofrendo com
a insegurança no local.
Concurso pra professor na pauta da Cece desta terça-feira
Realização de concurso público para o magistério e guarda municipal é a pauta de amanhã (Terça-feira, 18/11) da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), com início às 9h30min, na sala 302 da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255) .
Conforme a vereadora Sofia Cavedon(PT), presidenta da Comissão, o último concurso para professor para a Rede Municipal de Ensino já perdeu a validade. “Há uma grande necessidade de preenchimento de vagas, especialmente depois da aprovação da aposentadoria aos 25 anos de tempo de serviço, e o Governo Municipal nada fez no sentido de prover esses cargos”, ressaltou ela.

O concurso para o efetivo da Guarda Municipal tem sido pauta na Cece desde março deste ano. Sofia considera a situação gravíssima, especialmente a falta de guardas nas escolas especiais. “Queremos o concurso, e tem que haver prioridade do Governo. Os professores cuidam de 1.000, 1.200 alunos, e não terem respaldo de quem detém a questão da segurança é inaceitável", criticou.

Convidados para a audiência a Associação dos Trabalhadores em Educação (Atempa), Sindicato dos Municipários (Simpa), Secretarias Municipais da Administração, Educação, Governança Local, Direitos Humanos e Segurança Urbana e Gestão e Acompanhamentos Estratégicos.

Escola Estadual fecha séries iniciais
Na segunda pauta da Cece, prevista para iniciar às 10h30min, está o fechamento das séries iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alberto Torres, do bairro Vila Nova. Convidados para a reunião a Secretaria Estadual de Educação (Sec), Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Conselhos Estadual e Municipal de Educação, Umespa, Uges e Conselho Tutelar da Micro 06.

Fundeb para Creches Comunitárias
À tarde da terça-feira, às15h, o Grupo de Trabalho, formado para promover ações para o credenciamento das creches comunitárias
da Capital no Conselho Municipal de Educação (Cme) visando incluí-las no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), reúne-se com a secretária municipal de Educação, Marilú Medeiros, no gabinete da Secretaria.

No encontro a Comissão de Educação, juntamente com o GT, apresentará o documento onde foram destacados pontos como os valores para a gratuidade, viabilização de acesso aos Recursos do Executivo Municipal, propriedade do imóvel, alvarás de saúde e localização, assessoria da Smed para as instituições elaborarem os seus Programas Políticos Pedagógicos (PPPs) e disponibilização profissional para a elaboração do projeto arquitetônico das creches.

O GT é formado pela Cece, Conselho Municipal de Educação (Cme), Conselho Municipal do Fundeb, Fórum das Entidades dos Direitos das Crianças e Adolescentes e representantes de instituições da área

Insegurança na EMEF Mariano Beck
Na quinta-feira (20/11), à 10h15min, também na sala 302 da Câmara Municipal, em reunião extraordinária a Cece volta a debater a violência e necessidades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariano Beck, onde invasões no terreno da escola e depredações dos veículos dos professores continuam freqüentes.

"A escola se sente sozinha, e as educadoras têm um grande compromisso com cada criança. Precisamos dar um suporte maior, e a Smed tem que liderar esse movimento", enfatizou Sofia.

Convidados para a reunião a Associação dos Trabalhadores em Educação (Atempa), Sindicato dos Municipários (Simpa), Secretarias Municipais da Educação, Direitos Humanos e Segurança Urbana e Governança Local, Brigada Militar e Polícia Civil.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário