quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Prêmio de Ludicidade / Pontinhos de Cultura - brinquedotecas

Edital Prêmio de Ludicidade / Pontinhos de Cultura - brinquedotecas - Inscrições até 08 de novembro

O Edital Prêmio de Ludicidade tem como objetivo conceder até 200 (duzentos) prêmios no valor de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) a cada entidade sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuem na(s) área(s) sócio-cultural-artístico-educacionais, no segmento da Criança e Adolescente ou que estejam envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições com o objetivo de promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância e da adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no que se refere ao capítulo II.

Maiores Informações: http://www.cultura.gov.br/site/2008/09/25/edital-premio-de-ludicidade-pontinhos-de-cultura/

Cartilha Pontos de Leitura
Orientações a todos que queiram participar do concurso que vai selecionar até 600 iniciativas culturais

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Coordenação-Geral de Livro e Leitura (CGLL), destinará recursos no valor total de R$ 12 milhões para a compra e distribuição de kits que incluem acervo bibliográfico, computador e mobiliário para até 600 iniciativas selecionadas no Concurso Pontos de Leitura 2008 - Edição Machado de Assis. A Portaria que instituiu o concurso foi assinada no dia 25 de setembro pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro.

Cada um dos kits da premiação será composto por, no mínimo, 500 livros, sendo 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência; um computador, com uma unidade de CPU, um monitor, um teclado, um mouse, uma impressora e um no break APC/BE 600; e, também, mobiliário básico formado por duas estantes, uma mesa, três pufes, duas almofadas, um tapete emborrachado e uma cadeira giratória para computador. O conjunto a ser entregue aos vencedores do concurso se destina à renovação de acervos bibliográficos e de equipamentos que promovam o uso cultural de computadores e Internet.

Manual de Instruções
Para melhor instruir a todos que vão participar do concurso, a CGLL/MinC coordenou a elaboração de uma cartilha que será distribuída em todo o Brasil, assim como também está disponível neste site para consulta: Cartilha Pontos de Leitura.

O manual foi preparado para atender aos responsáveis por ações que fortaleçam, estimulem e fomentem a leitura em bibliotecas comunitárias, associações comunitárias, hospitais, sindicatos, Pontos de Cultura, presídios e outros locais, motivando-os a participar do concurso.

A cartilha apresenta as orientações e os pré-requisitos para as inscrições, o formulário de inscrição com instruções de preenchimento, os prazos, os documentos que devem ser enviados, o termo de adesão à Rede Biblioteca Viva, a lista das localidades prioritárias e a Portaria com todas as normas para a devida participação.

Quem pode participar
Poderão se inscrever no concurso pessoas físicas ou jurídicas nacionais, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, representantes de iniciativas voltadas para, pelo menos, um dos objetivos que constam no artigo 1º, parágrafo 2º, da Portaria. Não poderão candidatar-se bibliotecas, escolas e universidades mantidas pelo poder público.

Cada candidato poderá inscrever uma única proposta e as iniciativas participantes devem ser de fortalecimento, estímulo e fomento à leitura, e na data de 10 de novembro de 2008 precisam ter completado pelo menos um ano de existência.

Serão considerados prioritários, mas não exclusivos, os trabalhos localizados nos 410 municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania 2008, nas áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e municípios prioritários do Programa Mais Cultura, citados no Anexo A da Portaria.

Leia: MinC abre inscrições para iniciativas que promovam a prática da leitura em comunidades de todo o país.

Mais informações: Coordenação Geral do Livro e Leitura - Rafaela e Suzete (61) 3316-2014

Texto: (Gláucia Ribeiro Lira - CGLL/MinC)

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário