quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BRAVAGENTE ENTRE OS FINALISTAS DO PREMIO EDUCACAO 2008

Um instituto formado por mestres e doutores, cria curso de pos graduação sem nenhum recurso financeiro, mas muita parceria.

Um sonho na cabeça e 46 educadores populares pela mão

As educadoras populares saíram à luta por uma pos graduação, tinham um desenho das disciplinas que queriam aprender. E queriam um curso com professores qualificados, muito qualificados. Alem disto podiam pagar no máximo 100 reais. Assim surgiu o primeiro curso de pos graduação em educação popular e gestão de movimentos sociais em Porto Alegre. Para concretizar o sonho das educadoras da AEPPA, nasceu o Instituto Bravagente.

Aplicando o método Paulo Freire integralmente na gestão do projeto, tudo foi construído coletivamente e de forma dialógica. Parcerias com ATEMPA, ISEI mostraram que é possível fazer educação de qualidade sem mercantilizacao.

Professores mestres e doutores lecionam na sede da associação e ganham hora/aula abaixo do mercado, como forma de contribuição para a formação do grupo pioneiro e guerreiro da primeira turma. Através do INSTITUTO SUPERIOR IVOTI - que é o responsável junto ao Mec pela certificação do curso, conquistamos credibilidade. Eles têm 100 anos e nota máxima no Enade.

Todo este processo ainda não tem um ano e o Bravagente está entre os finalistas do Premio Educação 2008 promovido pela SINPRO-RS. Estar entre os finalistas é uma vitória de educadores e educadoras que acreditam na educação como forma de mudança social. O Bravagente é responsável por uma turma de 40 alunos em formação para fazer gestão social nas escolas ou nos movimentos sociais.

A matéria prima que o Bravagente trabalha são pessoas que lutaram muito para concluir sua graduação- a maioria bolsista- então tudo neste projeto tem jeito de sonho. O mesmo sonho que levou as sócias fundadoras da ONG BRAVAGENTE a acolher, sem recurso nenhum, mas com muita garra-a educação popular e seus educadores.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário