quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cinema: Olhando o Arquipélago pela Lente Jovem

Depois de serem assistidos por mais de 130 pessoas no Salão Paroquial da Igreja da Ilha da Pintada, na última sexta-feira, 5 de setembro, os quatro curtas-metragens produzidos pelo projeto Olhando o Arquipélago pela Lente Jovem terão sessão única no Cinema da Ufrgs (localizado ao lado da Reitoria). A sessão irá ocorrer na sexta-feira, dia 12 , às 19h e também contará com a participação dos realizadores. Um ônibus irá sair da região do Arquipélago trazendo os moradores até o Cinema.

Os vídeos foram produzidos por jovens que vivem na Ilha da Pintada, Ilha Mauá, Ilha das Flores, Ilha Grande dos Marinheiros e Ilha do Pavão. No período de fevereiro a setembro deste ano, 25 moradores da região do Arquipélago de Porto Alegre, com idade de 14 a 24 anos, participaram das oficinas que ensinaram técnicas de realização em audiovisual. O resultado é a confecção de quatro vídeos que estrearam na última sexta-feira, em exibição prioritária na região das Ilhas, comunidade que produziu, atuou e foi o principal cenário da realização dos curtas e ainda tem pouco acesso à 7ª Arte.

O projeto Olhando o Arquipélago pela Lente Jovem é uma realização da Organização Não Governamental Camp, Centro de Aprendizado Multiprofissional. Os vídeos mostram situações corriqueiras dos jovens que habitam esta região de Porto Alegre. Mas também são situações comuns do universo juvenil e periférico de outras grandes cidades brasileiras. A direção, roteiro, produção, pesquisa, operação de câmera, captação de áudio, escolha de trilha sonora e atuação foi toda realizada pelos participantes das oficinas.

O filme Jovens em busca de emprego retrata as expectativas de uma jovem moradora das Ilhas que vai ao Centro da cidade em busca de sua 1ª oportunidade de trabalho. O vídeo é narrado através de uma história ficcional que mostra uma personagem em busca de um posto no mercado de trabalho e intercalado com depoimentos da vida real sobre a situação do desemprego. Jovens em busca de emprego foi realizado por um grupo formado somente por meninas.

Marcas da Juventude apresenta o conflito de gangues na cidade de Porto Alegre que se organizam através das marcas de roupas que utilizam: Nike e Adidas. O filme retrata os fetiches de uma sociedade consumista e como isso atua no imaginário do jovem levando-o a conflitos violentos. Estas rixas já resultaram até mesmo em mortes, como mostra o documentário com elementos de ficção.

Futebol é... apresenta uma visão genuína deste esporte e como ainda é a sua prática nas “peladas” realizadas na periferia de Porto Alegre. O filme faz uma crítica ao desaparecimento dos campos de várzea e a falta de estrutura para a prática do esporte nas Ilhas e retrata os sonhos dos jovens em alcançar uma carreira de jogador profissional.

Carroceiros. Por que, não? É um vídeo produzido por participantes do Olhando o Arquipélago pela Lente Jovem que realmente vivem da reciclagem de lixo na cidade e/ou são carroceiros, apesar da pouca idade. Muitos deles durante a realização das oficinas tinham que ir para o Centro de Porto Alegre reciclar. O vídeo é narrado pelo olhar pessoal de um condutor de carroças e percorre a rotina deste trabalhador. Recentemente, um projeto do vereador Sebastião Mello, PMDB, visando acabar com a circulação de carroças e carrinheiros que executam a atividade de reciclagem, foi aprovado na Câmera de Vereadores. De acordo com a proposta, apoiada pela Prefeitura, a exploração da reciclagem seria transferida para empresas privadas. No filme é mostrada a mobilização e a angustia dos carroceiros para reverter este projeto. Sem nenhuma iniciativa de diálogo do poder público municipal com a população, o vídeo foi um recurso usado para mostrar a visão destes trabalhadores para a sociedade porto-alegrense.

Fonte: Josias Bervanger Oscar

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário