domingo, 7 de setembro de 2008

Ato defende funcionamento do Cete

A ginasta olímpica Daiane dos Santos, que está na Capital em férias, foi ao Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) ontem para tentar evitar que outros alunos percam a oportunidade que a tornou uma atleta reconhecida internacionalmente. 'Não podemos deixar morrer este baú de tesouro com novos talentos. Depois não adianta querer medalha', afirmou Daiane, rodeada de crianças que ficaram sem professores de Educação Física no Cete.

Ao final da tarde de ontem (04/09), pais, alunos e professores se mobilizaram para tentar reverter a transferência dos únicos cinco profissionais que trabalhavam no local. Há 15 dias, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) determinou que os professores cedidos à Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) voltassem à rede pública de Ensino.

'Este é o único espaço que essas crianças têm para praticar esporte com qualidade e segurança. É uma questão social que vai além da necessidade de remanejo de profissionais', disse o professor de ginástica artística André Cupertino. Há 16 anos no local, ele dava aula para aproximadamente 70 crianças e adolescentes. Além de André, outros quatro professores deixaram as atividades no Cete, que envolvem mais de mil pessoas. 'Estava realizando um trabalho social com portadores de necessidades especiais e é muito decepcionante ter que interromper desta forma', acrescentou Luiz Afonso Gomes, professor de futebol trabalhando no Cete há 15 anos.

Frente e Conselho fiscalizam ações
Solidária com a indignação de pais e professores, a ginasta olímpica Daiane dos Santos acompanhou as mobilizações ontem no Cete, junto com a mãe Mágda Garcia dos Santos. 'A Daiane começou a treinar com 11 anos. Sem o Cete, ela e outros atletas não teriam a história que têm', destacou. 'A legislação exige que atividades esportivas tenham acompanhamento de profissionais. Iremos fiscalizar', declarou o coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física, Bruno Garcia.

Segundo o presidente da Fundergs, Carlos Finck, o Cete ficou com sete estagiários e um professor. 'Temos consciência de que não podemos trabalhar dessa forma.' Ele pretende propor parceria com a prefeitura. 'Não há intenção de fechar o local.' E na Câmara Municipal, a Frente Parlamentar da Educação Física fará audiência pública 4ª-feira (10) para buscar solução.

Fonte: Edição de 05 de Setembro/2008 - Correio do Povo/Editoria Ensino

Cete em risco prejudica esportistas
Referência na formação esportiva oferecida à população da Capital, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) corre risco de interromper uma trajetória de mais de 40 anos. A instituição fez história, ao levar às passarelas a ginasta olímpica Daiane dos Santos, mas, agora, as atividades estão ameaçadas por falta de profissionais.

Nesta semana, esportistas da ginástica artística perderam o único professor. O Cete tem quase mil alunos matriculados em várias modalidades. O remanejamento de profissionais é determinação da Secretaria Estadual da Educação (SEC), que, desde 2007, vem providenciando o retorno de professores de Educação Física às salas de aula.

A arquiteta Kátya Niluk foi surpreendida com a notícia de que aquela seria a última aula da filha Andressa, de 5 anos. 'Simplesmente informaram ao professor que ele seria transferido para uma escola estadual e que as aulas de ginástica artística seriam canceladas', relata a mãe. O profissional trabalhava no Cete há 16 anos. 'Não estou em defesa só da minha filha, mas de dezenas de crianças que não terão condições de continuar o esporte em escolas particulares', disse Kátya.

O sentimento de Maria Nazaré de Almeida, avó de Pablo Rosa de Almeida, 8 anos, que faz ginástica no local, é de indignação. 'Um trabalho de mais de 40 anos em favor da comunidade é jogado no lixo. Criei meus três filhos dentro do Cete. Ia para o trabalho e eles ficavam ali, livres da rua'. Hoje, às 18h, pais e professores irão se mobilizar no Cete para buscar solução ao impasse.

Fonte: Edição de 04 de Setembro/2008 - Correio do Povo/Editoria Ensino

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário