domingo, 31 de agosto de 2008

Lançamento do livro "Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT"

A Fundação Perseu Abramo e o Partido dos Trabalhadores do RS convidam para o lançamento do livro "Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT" no dia 9 de setembro, em Porto Alegre.

O livro "Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT", organizado por Alexandre Fortes e Marieta de Moraes, registra os depoimentos de 37 de seus militantes históricos e fundadores sobre o partido e a esquerda brasileira.

O primeiro volume traz depoimentos de Apolonio de Carvalho, Antonio Candido, Manoel da Conceição, Djalma Bom, Olívio Dutra, Luiz Dulci, Paulo Rocha e Avelino Ganzer, Hamilton Pereira, Raul Pont, Irma Passoni e Benedita da Silva.

Os entrevistados contam suas histórias desde a infância e adolescência até o início da militância política, seja no movimento sindical, estudantil, político, acadêmico etc. Em comum têm a militância que os (as) levou à fundação do Partido dos Trabalhadores.

O livro oferece um importante instrumento de reflexão sobre as origens e a trajetória de construção do PT, além de publicar uma rica biografia dos entrevistados, que constitui também um painel altamente representativo das transformações econômicas, sociais, políticas e culturais vividas pelo Brasil ao longo do século XX, particularmente na sua segunda metade.

Sobre o Projeto História Oral
O livro resulta dos trabalhos desenvolvidos na primeira fase do Projeto de História Oral do PT, uma parceria estabelecida desde 2004 entre o Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação, Memória e Política, da Fundação Perseu Abramo, e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

Além da coleta dos depoimentos, o projeto prevê a produção de um acervo reunindo o conjunto das versões integrais dos depoimentos (gravações e transcrições), que será catalogado e colocado à disposição de pesquisadores nas duas instituições. Os entrevistados para os outros volumes são: Marilena Chaui, Hélio Bicudo, Vladimir Palmeira, Marina Silva, Tarso Genro, Luiz Antonio de Carvalho, Marco Aurélio Garcia, Bete Mendes, Airton Soares, Gilberto Carvalho, Hamilton Pereira, Jorge Almeida, Luiz Dulci, Luiz Gushiken, Calra Ant, Paulo Skromov, Jacó Bittar, Wagner Benevides, José Genoino, Edval Passos, João Paulo Lima e Silva, Perli Cipriano, Francisco Weffort, Helena Grecco, Jorge Vianna, Alípio Freire e Ricardo de Azevedo.

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário