sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Decisões contra Lei Maria da Penha geram reação

Ao considerar a Lei Maria da Penha 'populista' e 'surreal' e negar a maioria dos pedidos de medida preventiva amparados nela, o juiz Marcelo Colombelli Mezzomo, de Erechim, comprou briga com movimentos feministas. Mas o gaúcho não está isolado: a lei considerada um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica sofre resistências no Judiciário.

De acordo com o juiz em substituição da 2ª Vara Criminal de Erechim, a Maria da Penha é inconstitucional, pois viola o artigo 5º da Constituição, que estabelece, no seu inciso 1º, a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

A secretária executiva da Rede Feminista de Saúde, Télia Negrão, esperava a resistência do Judiciário. 'Isso mostra a dificuldade que o poder tem de defender as mulheres. Não fomos sujeitas de direito por muito tempo', destacou.

A desembargadora aposentada Maria Berenice Dias se declarou 'constrangida e envergonhada'. 'Ninguém contestou os estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso. São situações que merecem tratamento especial, assim como mulheres que sofrem violência.'

Matéria publicada no Correio do Povo do dia 29 de julho de 2008.
Fonte: Jornalista Janine Souza (janinesouza@correiodopovo.com.br).

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário