terça-feira, 29 de julho de 2008

Adesão ao tratamento da aids é uma preocupação do SOMOS

Enjôos, diarréia, dores de estômago podem fazer com que doentes de aids deixem de tomar os medicamentos para aids, pois são sensações desagradáveis e efeitos indesejáveis provocados por alguns antiretrovirais tomados para reduzir a quantidade de vírus no organismo.

Para saber como lidar com estas situações, tirar o melhor proveito dos medicamentos e conhecer as características de cada um deles, o grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, através do projeto “Unindo Vidas”, coordenado pelo psicólogo José Eduardo Martins Gonçalves desenvolveu uma série de 8 cartões, com dicas que serão disponibilizados aos doentes de aids pela rede do SUS, onde os pacientes realizam suas consultas de adesão.

“Estamos desenvolvendo uma parceria entre sociedade civil e Estado, fazendo pontes e unindo vidas, como diz o nome do nosso projeto. Queremos fazer com que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida e não falhem no processo terapêutico, para que não criem resistências aos medicamentos, pois levaria o tratamento ao fracasso”, afirma Gonçalves.
“Tinha medo de iniciar o tratamento, pois achava que o fato de tomar remédios seria um caminho sem volta e que iria desenvolver a aids ainda mais rapidamente. Vi depois que isso era uma fantasia”, afirma S.S. vivendo com aids há mais de 2 anos.

Estes mitos também podem acabar com o acesso às informações que estão nos cartões e com o auxílio dos profissionais de saúde. “Isso já foi uma realidade no passado, mas hoje, com o uso da terapia combinada, temos uma alta eficácia no tratamento”, finaliza Gonçalves.

Estes cartões de adesão serão apresentados nesta quinta-feira, 31 de julho, às 10h da manhã, no SAT – Serviço Ambulatorial Terapêutico, do Hospital Sanatório Partenon que está localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722 e é um dos serviços de referência estadual no atendimento ao HIV no Estado do Rio Grande do Sul.

Sugestão de fontes:
Psicólogo José Eduardo Matins Gonçalves: Celular: 9982.6327
Enfermeira Núbia Hamester – Responsável pelo SAT: 3901-1444 e 3901-1391
Alexandre Böer - Jornalista e Coord. Projetos
SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário