A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal lançou, na manhã desta terça-feira (10/6), o Fórum pela Inclusão Escolar e o Ciclo de Debates Inclusão Escolar: Práticas e Teorias. Ambos, são iniciativas de um grupo de trabalho formado por representantes das escolas especiais do município, da Sala de Integração e Recursos (SIR), da Cece e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa).
"A trajetória de Porto Alegre a coloca em um lugar diferenciado no Brasil. O Fórum será um espaço para proposições, onde, por meio de um levantamento da realidade, será debatida a inclusão tanto em escolas regulares quanto em especiais", explicou Dinéia Pires, professora da escola municipal especial de ensino fundamental Tristão Sucupira Viana.
Conforme a vereadora Sofia Cavedon, presidenta da Cece, as escolas públicas vêm enfrentando uma série de desafios para garantir a qualidade na educação e aprofundar sua função inclusiva, o que ocorre não só na escola “regular” mas também nas escolas especiais. “Nesse processo, constitui-se como grande desafio garantir um espaço adequado para o desenvolvimento integral do aluno, o que conta com o compromisso dos educadores e o acompanhamento por pais preocupados com o bem estar e aprendizagem de seus filhos”, afirmou Sofia.
Para que cada escola tenha êxito nesse desafio, destaca ela, é fundamental uma formação de qualidade para os educadores, uma estrutura física adequada e muito debate pedagógico que possibilite respeitar e considerar o aluno como parâmetro de si mesmo e, com isso, possibilitar a permanência e avançar na aprendizagem.
Foi com essas preocupações que escolas, educadores, pais e a Comissão de Educação da Câmara têm mantido mobilizações e buscado construir alternativas para garantir a inclusão qualificada de alunos com deficiência e o respeito às opções e necessidades peculiares de desenvolvimento de cada criança e adolescente.
O ciclo de debates terá os seguintes temas:
30 de junho - Desafios do processo de inclusão escolar: SIR e a escola "regular"27 de agosto - Desafios do processo de inclusão escolar: educação infantil e educação de jovens e adultos17 de setembro - Desafios do processo de inclusão escolar: assessorias22 de outubro - Desafios do processo de inclusão escolar: escolas especiais12 de novembro - Inclusão escolar: debates e teorias
Os encontros acontecerão no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255) e terão início sempre às 19 horas. Em cada um haverá, além dos debates, relatos de experiências e reflexão técnica. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ciclodedebatesinclusaoescolar@gmail.com ou pelos telefones 3220-4265 / 3220-4263. Há limite de vagas que serão preenchidas conforme ordem de inscrição.
Conforme sugestão acolhida pela vereadora Sofia, ficaram responsáveis pela coordenação do Fórum representantes das escolas especiais, dos pais dos alunos, da Cece, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e de escolas estaduais.
No próximo dia 24, a SIR apresentará, durante reunião da Cece, no Plenário Ana Terra, às 9h30min, relatório sobre a inclusão nas escolas municipais.
Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA
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