sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cece debate o Vou a Escola na terça

Nesta terça-feira (27/05), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PT), tratará dos critérios adotados pelas Secretarias de Educação do Município e Estado, na aplicação do Programa Vou a Escola.

A necessidade de debate sobre o tema surgiu nas visitações que a Cece vem realizando nas escolas de ensino localizadas na Capital. A visitação, conseqüência de uma série de denúncias feitas em audiência da Comissão (22/04) pelos conselheiros tutelares de todas as microrregiões da cidade, apontou a enorme dificuldade das escolas de encaminhar os alunos ao Programa.

Para Sofia o critério para participar do Vou a Escola foi uma surpresa. “É um critério absurdo, pois as famílias que recebem o Bolsa Família não podem participar do Vou a Escola e isso provoca a evasão escolar, com as crianças abandonando o estudo porque não tem como pagar a passagem para ir a escola”.

Vou a Escola
O programa Vou a Escola foi criado em 2000 e visa ao atendimento de transporte escolar gratuito aos alunos de baixa renda com idade dos seis aos 18 anos matriculados no Ensino Fundamental, que residem em Porto Alegre, longe de suas escolas.

A Cece já visitou as Escolas da Micro 1 (Ilhas, Humaitá e Navegantes) - EEEF Danilo Zaffari; EEEF Carlos Barbosa; EEEF José Garibaldi; e da Micro 4 (Grande Partenon) - EEEF Jerônimo de Albuquerque; EEEF Jerônimo de Ornelas; EEEFM Paulo da Gama; EMEF Morro da Cruz.

Segundo demandas recebidas pelos Conselhos Tutelares, além da falta de vagas nas escolas públicas do município em quase todas as regiões da cidade, programas como o Vou à Escola são ineficazes; a enturmação vêem prejudicando o atendimento as crianças; existe falta de professores em muitas escolas; o zoneamento para a colocação dos alunos sem escolas não está sendo observado e muitas instituições encontram-se sem equipamentos públicos.

Fotos das visitas:
http://bancodeimagenscmpa.procempa.com.br/visualiza.php?codImagem=6190
http://bancodeimagenscmpa.procempa.com.br/visualiza.php?codImagem=6189
http://bancodeimagenscmpa.procempa.com.br/visualiza.php?codImagem=6188
http://bancodeimagenscmpa.procempa.com.br/visualiza.php?codImagem=6186
http://bancodeimagenscmpa.procempa.com.br/visualiza.php?codImagem=6185

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário