domingo, 13 de abril de 2008

Educadores populares produzem conhecimento novo

Aula inaugural do curso de Pós-graduação em Educação Popular e Gestão em Movimentos Sociais aconteceu neste sábado, 12, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A turma de 60 alunos, na maior parte oriundos da Pedagogia da Uergs, assistiu a Orquestra do parceiro do Instituto Brava Gente na realização do curso: Instituto Superior de Educação de Ivoti.

A aula ministrada pela psicóloga Vanda Spieker de Oliveria defendeu a Educação Popular como a melhor alternativa para construir espaços e tempos de educar e aprender para o processo de humanização.

O curso é mais uma vitória dos Educadores Populares que, organizados na Aeppa (Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre), vêm abrindo espaços para a formação em nível Médio e Superior dos educadores que atuam na rede comunitária de educação e assistência social da cidade. Desta vez, em parceria com a Atempa (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre) que está sediando as aulas e ofertou bolsas aos educadores da Rede Municipal de Ensino, a ousadia chegou à especialização.

Sofia, presidenta da Comissão de Educação da Câmara Municipal, que participa da caminhada e intermediou a parceria com o Instituto Brava Gente, abriu o encontro afirmando que aquele curso era mais uma concretização dos princípios da Educação Popular: a denúncia da sociedade desigual que não garante o direito à educação a todos e o anúncio de novas alternativas desta luta através do conhecimento ressignificado pelo debate acadêmico de quem vem da prática popular e que certamente voltará a ele para transformar pessoas, políticas, espaços.

O Curso iniciou dia 05 de abril e oferecerá formação para o exercício integrado e indissociável da docência nos movimentos sociais de origem popular, da gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, da produção e difusão o conhecimento científico e tecnológico do campo educacional. As aulas ocorrem em Porto Alegre nas dependências da Atempa (Rua alberto Bins, 549).

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário