segunda-feira, 23 de março de 2009

Capacitação em Projetos Culturais para grupos LGBT

A ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais estará realizando durante o ano de 2009 um projeto de Capacitação em Projetos Culturais para grupos LGBT brasileiros, que será coordenado pelo grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, em parceria com os grupos LIVREMENTE, ASTRAPA, DIVERRSIDADE e MGM.

Este projeto será financiado pelo Ministério da Cultura, que reconheceu a necessidade de atender esta demanda, que é uma reivindicação antiga do movimento LGBT, pois o mesmo vem demonstrando pouca inserção nos editais do próprio Ministério da Cultura e dificuldades na elaboração de projetos cultuais e suas respectivas prestações de contas.

É preciso, portanto, conhecer não só as possibilidades e editais publicados pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, como, também saber utilizar outros instrumentos, como as Leis de Incentivo à Cultura locais, ou nacional, pois é necessário ampliar o acesso dos grupos LGBT às políticas públicas de cultura. O objetivo do curso é instrumentalizar os grupos quanto à formatação de projetos e compreensão dos processos jurídicos e administrativos relativos às leis de incentivo.

A ocasião será propícia, também para aprofundar a discussão acerca da Cultura LGBT e para mapear as iniciativas artísticas e culturais LGBTs existentes no país. A meta é atingir dois multiplicadores em cada estado brasileiro e, para isso, o projeto será realizado de forma descentralizada, nas cinco regiões, com grupos parceiros, que serão pólos de capacitação.

As oficinas serão realizadas em cinco regiões, sendo a primeira etapa a da região Sul, prevista para os dias 24, 25 e 26 de abril em Porto Alegre.
A segunda etapa será realizada na região Nordeste, prevista para acontecer nos dias 15, 16 e 17 de maio , sob a produção local do grupo ASTRAPA, em João Pessoa.
A terceira etapa está prevista para acontecer no Centro - Oeste e deverá ser realizada nos dias 10,11 e 12 de Julho , em Cuiabá, sob a produção local do grupo LIVREMENTE.
A quarta etapa será na Região Sudeste e está prevista para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em Juiz de Fora, sob a produção local do grupo MGM, que é um dos três Ponto de Cultura LGBT do país. Os outros dois são o SOMOS e o MOLECA.
A quinta etapa está prevista para a Região Norte e deverá ser realizada nos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Boa Vista, sob a produção local do grupo DIVERRSIDADE.

Retornar ao Blog da Sofia Cavedon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário