quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Inscrições abertas para bolsas de aperfeiçoamento em artes, design e música

Estão abertas até 20 de outubro de 2008 as inscrições para o programa de bolsas do DAAD nas áreas de artes plásticas e música na Alemanha para o período 2009/2010.

Brasileiros com até 30 anos, gra­duados em artes plásticas, design ou música podem concorrer a uma bolsa de estu­do complementar na Alemanha.

O próprio candidato escolhe a instituição na qual gostaria de realizar o estudo e o pro­fes­sor mais indicado na área em que pretende se aperfeiçoar. O estudante não precisa necessariamente realizar um curso ou especialização que conceda um título acadêmico.

Os candidatos deverão apresentar amostras de sua produção artística recente (pinturas, desenhos, vídeos, esculturas e gravações musicais), conforme suas especialidades e as normas descritas no edital.
Na primeira fase da seleção, os candidatos passam por uma avaliação criteriosa realizada pelo DAAD.

Os candidatos escolhidos realizam então uma prova na instituição de ensino alemã. Caso o bolsista não seja aprovado, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

O programa tem duração de um ano, podendo ser prorrogado apenas em casos excepcionais. A bolsa inclui 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea, seguro-saúde, curso de alemão de quatro meses na Alemanha e pagamento de taxas universitárias até 500 euros.

Para mais informações, confira o edital em http://rio.daad.de/download/Bolsas%20artes%20musica%2008.doc. - DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - Assessoria de Marketing e Comunicação - Rua Teodoro Sampaio, 1020, cj. 1107 / 05406-050 - São Paulo - SP – Brasil / Telefax: +55 11 3083 3345 - marcio@daad.org.br

Retornar ao Blog da Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário